Saúde e segurança no trabalho: Entenda a importância de otimizar esse processo

A saúde e segurança no trabalho (SST) é essencial em qualquer empresa, não só por ser uma obrigação legal, mas também para o seu crescimento sustentável e para a satisfação dos colaboradores. Em geral, a SST consiste em um conjunto de normas, práticas e procedimentos que uma empresa deve cumprir.

Seu objetivo é proporcionar um ambiente seguro e saudável para os colaboradores, algo que também impacta positivamente na produtividade. Durante muito tempo, toda a gestão da saúde e segurança no trabalho era feita de forma 100% manual, o que demandava tempo e uma vasta papelada.

Atualmente, existem tecnologias que otimizam muito este processo e o tornam muito mais eficiente. E, neste artigo, é exatamente sobre isso que vamos falar. A seguir, compreenda melhor o que é a SST, qual a sua importância e como otimizá-la. Confira!

O que é saúde e segurança no trabalho?

Saúde e Segurança no Trabalho, também conhecida pela sigla SST, é um conjunto de normas e procedimentos que são legalmente exigidos às empresas e funcionários. Em uma explicação mais simples, há uma série de normas e procedimentos que devem ser seguidos pelas empresas para que elas estejam dentro da lei.

Essas normas e procedimentos, que constituem a SST, visam garantir a segurança e saúde do trabalhador em seu tempo de trabalho. Portanto, refere-se à proteção coletiva e individual e a minimização ou eliminação dos mais variados tipos de riscos à saúde e à segurança do colaborador.

Qual a sua importância?

Além de garantir a segurança e saúde dos funcionários de uma empresa, a SST é fundamental para elevar a produtividade. Afinal, os colaboradores conseguem ser muito mais produtivos em um ambiente que favorece o trabalho e passa a eles uma maior sensação de segurança.

Somado a isso, é importante para o trabalhador saber que terá um respaldo jurídico caso venha a se acidentar durante o seu trabalho. Vale destacar, ainda, a importância legal de se adequar às normas e procedimentos da SST, haja vista as consequências à empresa caso elas sejam descumpridas.

Como otimizar todo o processo de gestão da SST?

Durante muito tempo, ao falar de otimização de um processo de gestão da SST pensaríamos em estratégias de organização de documentos para agilizar o processo e minimizar erros. No entanto, atualmente é possível falar sobre softwares desenvolvidos especificamente para esse fim.

Com isso, não é mais necessário ter diversos documentos físicos armazenados em um local da empresa correndo o risco de danificá-los, por exemplo. Além disso, torna-se muito mais fácil gerenciar tudo o que estiver relacionado à saúde e à segurança no trabalho.

Desse modo, a empresa Sigoweb é um excelente exemplo de solução para otimização dos processos de SST. Com ela, você pode executar os seguintes processos:

  • Geração do PPP e controle de entrega de EPI por biometria
  • Eleição de CIPA por urna eletrônica e à distância
  • Análise de incidentes e acidentes
  • LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho

Vale ressaltar que estes não são todos os processos que a solução lida. Para saber mais sobre cada um deles e descobrir os demais, conheça a empresa e solicite uma proposta. Assim, vai estar mais próximo de finalmente otimizar todo o processo de gestão de saúde e segurança no trabalho na sua empresa.

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