Estratégia de marketing de uma loja online

Você já se perguntou como abrir uma loja online? 

Hoje em dia é simples e barato – basta ter um domínio próprio, comprar espaço no servidor e escolher um dos muitos sistemas para gerir uma loja.

 A automatização de programas de comércio eletrônico permite que você gerencie facilmente vendas, estoque, contatos com clientes, até mesmo cupons de descontos, como o cupom americanas, por exemplo.  Existem muitos sistemas no mercado para a execução de lojas online. 

Do lado técnico, configurar uma loja online é fácil. Em primeiro lugar, devemos nos concentrar em apresentar os produtos à loja (fotos, descrições e preços), determinar os custos e detalhes do envio e desenvolver os regulamentos da loja. 

No entanto, é mais difícil chegar a uma boa ideia de negócio e desenvolver uma estratégia para isso. Uma boa estratégia de marketing de loja online deve ser baseada em um plano de negócios sólido. 

Vale a pena pensar nisso antes de montarmos uma loja online, porque é pra ganhar, né? Portanto, você precisa avaliar cuidadosamente a lucratividade planejada da loja, pensar na  política de preços e muitos outros componentes do plano de negócios.

Estratégia de marketing de uma loja online – um plano de negócios e seus componentes

Uma estratégia profissional de marketing de loja online deve ser baseada em um plano de negócios completamente desenvolvido. Primeiro você precisa se fazer algumas perguntas e encontrar respostas realistas para elas. A principal tarefa é desenvolver uma seleção de produtos que a loja online vai vender. Se o seu e-commerce também vai oferecer serviços, eles também devem ser bem planejados.

A sua oferta deve ser competitiva, não necessariamente em termos de preço – pode distinguir-se pela qualidade, nível de serviço ou rapidez de implementação. Também deve se destacar com algo que os outros não oferecem.

Pense em como sua loja pode ser melhor que a concorrência. Desenvolver uma oferta interessante é metade do sucesso de um plano de negócios .

Análise da concorrência

A estratégia de marketing de uma loja online deve começar pela verificação das atividades da oferta das empresas concorrentes. Saiba o que seus concorrentes estão fazendo e planeje como você reagirá a eles. Pense na vantagem da sua oferta sobre a da concorrência. Em que aspecto pode ser melhor do que o que já existe no mercado? Sua ideia é facilmente copiada pelos concorrentes? Você oferece algo inovador? Se você duplicar as ideias de outra pessoa, o que você pode fazer para entrar no mercado com ela?

Análise de mercado

Obtenha conhecimento sobre o seu setor. Este mercado está se desenvolvendo e a demanda pelo serviço ou produto está crescendo? Está sujeito a alterações? Do que eles são dependentes? É uma indústria sazonal? Você vai operar em escala local, regional, nacional ou internacional? Quais barreiras você terá que superar?

 E outra pergunta muito importante: qual é o seu público-alvo, ou seja, quem é o seu potencial cliente? Quais necessidades sua oferta atende? Pense em quantos leads você planeja ter. Quais expectativas e hábitos de compra seus clientes têm? Tente responder a essas perguntas de forma verdadeira e confiável.

Venda e promoção

Você conhece o mercado, concorrentes, clientes e sua oferta. Agora é hora de responder à pergunta mais importante: como vendê-lo? 

Se você se concentra no comércio eletrônico, precisa escolher se deseja administrar uma loja física ao mesmo tempo. Combinar as duas atividades é mais difícil e gera mais despesas gerais, mas pode aumentar a confiança no negócio e servir como opção para a retirada dos produtos pessoalmente. 

Escolher uma opção de loja online é mais barato e pode ser uma boa proposta, principalmente para quem está iniciando sua aventura de negócios com o e-commerce. 

Torne o seu caminho de vendas o mais simples possível para o cliente. Facilite para ele fazer compras através da opção de pagamentos rápidos 

Desenvolver formas rápidas e convenientes de entrega de produtos para os clientes. 

Desenvolver a estratégia de marketing de uma loja online pode facilitar significativamente o trabalho de seu desenvolvimento, por isso, siga todos esses passos rigorosamente!

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