Como usar as redes sociais para sua loja vender mais?

A internet oferece muitas oportunidades para atrair a atenção dos clientes. Não importa se há um orçamento pequeno ou grande, as empresas devem usar as redes sociais para se apresentar lá e interagir com os clientes (potenciais). Mas, como usar as redes sociais para sua loja vender mais?

Infelizmente, não basta postar conteúdo ou publicidade ao acaso – sua aparição na rede social deve ser bem pensada e planejada. 

Assim sendo, se você deseja saber mais sobre como usar as redes sociais para sua loja vender mais, continue lendo esse artigo.

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Como usar as redes sociais para sua loja vender mais

Defina metas 

O primeiro passo em sua estratégia de mídia social deve ser definir seus objetivos. 

O que você gostaria de alcançar por meio de sua presença nas redes sociais? Faça essa pergunta, em primeiro lugar.

Se você possui uma loja de lingerie, alguns dos aspectos que você pode alcançar com as redes sociais são: 

  • Reter clientes 
  • Ganhar novos clientes
  • Otimizar o atendimento ao cliente
  • Consolidar ou melhorar a sua imagem
  • Fornecer informações sobre produtos / serviços
  • Aumentar as vendas
  • Fazer pesquisas de mercado

De fato, vários objetivos podem ser alcançados ao mesmo tempo. Por exemplo, você pode divulgar informações sobre seus produtos e serviços por meio das mídias sociais e, assim, aumentar seu conhecimento e números de vendas, sendo uma loja online ou uma loja que venda Agendas Personalizadas em Porto Alegre, por exemplo.

Ao mesmo tempo, você pode usar o feedback fornecido para determinar o que seus clientes desejam e, assim, desenvolver ainda mais sua oferta. 

Além disso, se você interagir ativamente com seus clientes, isso pode levar a uma boa reputação.

Verifique os grupos-alvo e concorrentes 

Esse é outro ponto para saber como usar as redes sociais para sua loja vender mais.

Depois de definir seus objetivos, é hora de cuidar de seu público-alvo e concorrentes.

Definir seu próprio grupo-alvo é essencial ao escolher um canal. Porque somente se você conhecer seu grupo-alvo e em quais canais eles estão, você poderá abordá-los com sucesso. 

Infelizmente, a melhor estratégia com o conteúdo mais interessante, não adianta se for publicada no canal errado e você não atingir seus clientes com ela. 

Basicamente, pode-se dizer que Instagram, Snapchat e Tumblr atraem principalmente usuários jovens. Canais como o LinkedIn, por outro lado, atendem principalmente a grupos-alvo com 30 anos ou mais.

Além da criação do grupo-alvo, também é importante dar uma olhada em seus concorrentes. Descubra como seus concorrentes atuam e em quais plataformas. Isso lhe dá uma visão adicional sobre onde você pode encontrar seu público-alvo. 

Defina o conteúdo 

Esse é outro ponto para saber como usar as redes sociais para sua loja vender mais.

O objetivo é oferecer aos clientes (potenciais) valor agregado por meio de sua presença nas redes sociais! O seu grupo-alvo usa as redes sociais para se informar, para trocar ideias e se divertir. 

Tenha isso em mente ao criar seu conteúdo. Mesmo que seu foco principal seja a publicidade em mídia social, pense-a bem. O foco deve estar no conteúdo e não apenas na publicidade.

Vamos supor que você tem um negócio de móveis na internet. Crie um plano editorial no qual você planeja o tipo de conteúdo e o tempo de suas postagens ou a duração de certas campanhas. 

Observe também aqui qual conteúdo deve ser publicado em quais canais, se você deseja estar ativo em várias plataformas. Seja criativo e poste de forma diversa para atrair e reter seu grupo-alvo.

Aqui estão algumas ideias para você se inspirar: 

  • Imagens (com / sem texto)
  • Vídeos ao vivo 
  • Vídeos explicativos e tutoriais
  • Vídeos de realidade virtual
  • Entrevistas
  • Quizzes
  • Relatórios e white papers
  • Infográficos
  • Lista de verificação
  • Estatísticas
  • Citações engraçadas, inspiradoras e motivacionais
  • Piadas
  • Memes

Pense em como você pode combinar essas categorias para distribuir de maneira ideal seu conteúdo por meio das mídias sociais. Dessa forma, você saberá como usar as redes sociais para sua loja vender mais.