Redes sociais: 7 Dicas para utilizar todo seu potencial e turbinar seus resultados

As redes sociais podem ser uma arma poderosa para qualquer tipo de negócio, se bem utilizadas.

Ainda assim, é muito comum vermos perfis com grande potencial, mas pouco explorados.

Por isso decidimos criar este artigo, com 7 dicas para que você utilize todo o potencial das redes sociais a favor do seu negócio. Leia até o fim!

1 – Escolha as redes onde o seu público está

Antes de começar seu trabalho nas redes sociais é preciso um estudo preliminar para identificar quais redes sociais são utilizadas pelo seu público.

Isso é importante para que você não gaste seu tempo e recursos em uma rede que o seu público não tem o costume de utilizar.

Por exemplo, um negócio voltado para um público jovem talvez não tenha muito retorno se direcionar seus esforços para o LinkedIn.

Da mesma forma, o Instagram talvez não seja o melhor lugar para quem tem como cliente ideal o executivo de uma multinacional.

Por isso é importante entender o comportamento da sua persona para saber onde encontrá-lo.

2 – Invista na qualidade das imagens

Redes sociais são extremamente visuais, e você tem que ter uma preocupação extra com as imagens que vai utilizar.

Afinal, são as imagens que chamam a atenção do usuário para que ele leia o seu post e se engaje com sua publicação.

No entanto isso não significa que você precisa investir em sessões de fotos profissionais, pelo menos por enquanto.

Existem várias alternativas de bancos de imagens gratuitas, como o Freepik que podem ser utilizadas em suas publicações.

Essas imagens têm uma qualidade muito boa, ideais principalmente para quem ainda não dispõe de muitos recursos.

3 – Mantenha consistência nas suas publicações

Se você quer tornar seu negócio relevante nas redes sociais não basta fazer publicações esporádicas.

Ou seja, você tem que publicar conteúdo todos os dias, se possível várias vezes ao dia.

Manter um calendário de postagens é uma boa estratégia para não quebrar o ritmo das publicações e perder relevância perante seu público.

4 – Dedique tempo a interação com seus seguidores

Publicar nas redes sociais com frequência é importante, mas se você não investir na interação com seus seguidores, dificilmente terá algum resultado.

Isso porque um dos objetivos de redes como o Facebook e o Instagram é a interação entre os usuários.

Essas empresas surgiram com esse propósito, que segue inalterado até hoje.

Por isso você precisa se relacionar com o maior número possível de pessoas.

Somente assim você conseguirá crescer seu perfil e se tornar relevante para o seu público.

5 – Utilize as redes sociais para levar tráfego para seu site

Muitas empresas utilizam as redes sociais para atrair mais usuários orgânicos para seu site.

Esse tipo de estratégia funciona muito bem para levar usuários para o blog da sua empresa, por exemplo.

Dessa forma você melhora tanto o engajamento do seu perfil como os números de visitas e permanência do seu site.

Afinal, a tendência é que quem chegou até a sua página através de uma rede social tenha interesse no seu conteúdo.

Por isso, uma dica interessante é colocar um link para o seu blog na Bio do seu perfil, ou nas próprias postagens, e sempre convidar o usuário para visitar o endereço que está neste link.

6 – Realize enquetes e concursos

Estimular o engajamento dos usuários com suas publicações é fundamental para obter resultados através das redes sociais.

Por isso, enquetes, sorteios e concursos são uma ótima maneira de incentivar essa interação.

Esse tipo de ação funciona muito bem pois gera engajamento de seguidores antigos e atrai outros novos.

7 – Analise os dados

Colocar todas essas dicas em prática sem dúvida é muito importante, mas existe algo tão importante quanto, e que muitas vezes não recebe a devida atenção.

Afinal, de nada adianta realizar diversas ações diferentes nas suas redes sociais, sem saber o que realmente funciona.

Em todas as redes sociais mais utilizadas você encontra relatórios detalhados sobre o comportamento dos usuários em relação ao seu perfil.

Ou seja, as informações já estão disponíveis, basta apenas que você as analise e entenda quais ações devem ser mantidas e quais podem ser interrompidas.

Assim você consegue focar seus esforços apenas no que realmente traz resultados para o seu negócio.

Qual dessas dicas você ainda não utiliza, mas acredita que podem ajudar a melhorar os seus resultados nas redes sociais?

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