Guia completo de SEO para e-commerce
SEO ou Search Engine Optimization inclui todas aquelas estratégias que são utilizadas para que o conteúdo apareça nos primeiros resultados do Google. Veja aqui o Guia completo de SEO para e-commerce!
Esta “otimização” implica compreender (e aplicar) as ações-chave para que, ao apresentar os resultados da pesquisa, o Google reconheça o seu site como um dos mais relevantes na sua área.
Por isso, é fundamental a aplicação de boas práticas de SEO nas lojas virtuais. Afinal, é uma estratégia com grande potencial, que ajuda a destacar seu site em relação à concorrência.
Saiba mais sobre a lógica do Google e conheça as melhores práticas de SEO para seu e-commerce.
Estratégia SEO para e-commerce
Se você quer se posicionar no Google, fazer SEO para seu e-commerce é a melhor opção. Não importa o tipo de loja que você tenha, desde uma loja de brinquedos até uma que venda produtos como vape Voopoo, você vai precisar trabalhar o SEO se quiser ter resultados.
Ao classificar os resultados da pesquisa, o Google mostra primeiro as páginas que melhor atendem à necessidade do usuário. A ação de escanear todas as informações das páginas de um domínio é chamada de crawling e é realizada pelo Googlebot.
O objetivo, então, é facilitar esse rastreamento e fazer com que o site se destaque como a melhor opção disponível na web.
Quanto melhor posicionamento sua loja tiver no Google, mais visitas ela receberá e, portanto, mais clientes (sem investir em publicidade paga, ou seja, organicamente).
Pesquisar e planejar palavras-chave, trabalhar links internos e procurar links externos, escrever títulos e meta tags otimizados, reduzir o peso das imagens e ter URLs amigáveis são apenas algumas das tarefas que você deve realizar para melhorar o SEO do seu site. .
Aprenda a aplicar essas e outras práticas de SEO em sua loja virtual com este e-book, posicione sua marca no Google e conquiste visitantes e novos clientes.
O que é SEO para e-commerce?
SEO para e-commerce é um conjunto de estratégias especialmente eficazes no posicionamento de páginas da web para comércio eletrônico.
Embora a maioria das boas práticas sejam aplicáveis a quase todos os sites, existem algumas ações específicas que podem facilitar que seus clientes o encontrem nos mecanismos de pesquisa, o que se traduz em aumento de tráfego e, portanto, mais vendas.
Quais são os benefícios do posicionamento de SEO na sua loja online?
Ter um site otimizado permite que os mecanismos de pesquisa exibam as páginas da sua loja quando um usuário pesquisa o produto ou serviço que você oferece. Dessa forma, você garantirá que mais pessoas visitem seu site, sem que os anúncios pagos sejam a única fonte de tráfego.
Embora o trabalho de otimização possa ser intenso, é um esforço necessário para atingir o maior número de clientes. E embora os primeiros resultados possam demorar (semanas ou meses) a aparecer, serão muito positivos. Seja qual for o seu negócio, o SEO ajuda você a tornar sua marca uma referência dentro de sua categoria.
Como fazer SEO para e-commerce de forma eficaz?
Existem muitas estratégias para posicionar um site nos mecanismos de busca e elas se dividem em duas grandes categorias: SEO on-page e SEO off-page (compra de backlinks). A seguir, sugerimos algumas das mais relevantes e eficazes para o e-commerce:
· Defina palavras-chave para suas categorias de produtos.
· Otimize os títulos e descrições de todas as páginas.
· Adicione dados estruturados.
· Reduza o peso das imagens.
· Crie URLs amigáveis.
· Melhore o desempenho e a navegabilidade da loja.
· Usar enlaces externos.
· Publique conteúdo interessante e de qualidade para seus clientes.
Que ferramentas existem para melhorar o posicionamento na web?
Para implementar estas e outras ações existem algumas ferramentas muito úteis. Assim fica mais fácil otimizar uma loja online e dar os melhores sinais aos motores de busca, para aparecer nos primeiros lugares justamente quando os seus potenciais clientes procuram os seus produtos ou serviços:
· Planejador de palavras-chave do Google
· Google Search Console
· Ubersuggest
· SEMrush
· Ahrefs
· Answer the public
· Google Trends
· SEOQuake
· Moz
· Majestic
· SERank
· KWFinderGenericName