Como melhorar seu site de comércio eletrônico em 16 etapas fáceis

Com tanta concorrência na ponta dos dedos do cliente, é importante, antes de mais nada, que o seu site de comércio eletrônico forneça uma experiência positiva ao usuário.

Criar uma experiência positiva deve ser uma busca contínua e que não posso cobrir completamente em um post de blog.

Mas o que vou compartilhar com você são 16 dicas úteis para melhorar seu site de comércio eletrônico e começar a impulsionar mais vendas.

1. Navegação no site

A navegação do seu site é tudo.

Se seus usuários puderem encontrar o que desejam no menor tempo possível, eles terão maior probabilidade de comprar algo. Eles também têm maior probabilidade de retornar ao seu site quando desejam outra coisa.

Coloque-se no lugar do cliente; identifique um item e tente encontrá-lo sem conhecimento prévio do seu site. Peça aos seus amigos e familiares para fazerem o mesmo ou verifique o Hub de Usabilidade para testar o fluxo de navegação.

Qualquer melhoria na navegação do seu site terá um efeito dramático na experiência do usuário e nos seus objetivos de negócios.

2. Velocidade do site

A Amazon calculou que se o site levasse apenas um segundo a mais para carregar, eles perderiam US $ 1,6 bilhão em receita de vendas a cada ano.

Pesquisas recentes indicam que 40% dos usuários abandonarão um site se ele demorar mais de 3 segundos para carregar.

Recentemente, uma otimização da loja da Aroma Help feita pela Webtrends, aumentou em 16% o faturamento da empresa.

O consumidor online, com mais opções do que nunca, é inconstante e impaciente.

Se você deixá-los esperando por um segundo, eles podem sair do seu site sem comprar.

Portanto, é melhor garantir que seu site seja rápido.

Você sabia que o Google leva em conta a velocidade ao classificar sites? Ninguém quer perder tráfego porque seu site é lento e desajeitado.

3. Cópia do produto e imagens do produto

A indústria da publicidade sabe há décadas o que excelentes cópias e imagens podem fazer pelas vendas.

As imagens do produto em um ambiente de comércio eletrônico são super importantes, onde o consumidor está comprando de seu laptop ou celular, mas não consegue ver e tocar na loja. Portanto, eles precisam encontrar a confiança para comprar, e isso geralmente começa com as imagens.

Várias fotos do produto, capacidade de zoom e até mesmo rotações de 360 ​​graus provaram converter melhor do que uma única imagem.

No que diz respeito à descrição do produto, um redator profissional pode pegar a descrição de um produto e fazer seu cliente pensar que não pode viver sem ela.

Não copie simplesmente a descrição do fabricante.

Você trabalha muito para que alguém visite seu site, então não perca a oportunidade.

Se imagens melhores e descrições mais atraentes podem melhorar suas vendas online em apenas 10% a cada mês, quanto isso vale para você?

4. Buscando avaliações

A BrightLocal descobriu em sua ‘ Pesquisa de Avaliação do Consumidor Local ‘ que 84% das pessoas confiam em uma avaliação online tanto quanto em uma recomendação pessoal.

Portanto, comece a pedir comentários .

Faça parte do seu processo. Para varejistas online, pode ser bastante simples configurar e-mails automatizados após o envio, solicitando comentários e avaliações. Peça avaliações no seu site, na sua ficha do Google Meu Negócio, no Facebook e em outros sites de avaliação on-line relevantes.

Se você estiver obtendo-os em seu site, certifique-se de que eles estejam sendo marcados com Review Schema. A marcação lhe dará a oportunidade de pontuar as estrelas douradas nos resultados de pesquisa do Google.

DICA: pode ser difícil pedir a seus clientes que deixem um comentário. Obtenha um link fácil para compartilhar usando nosso Gerador de links de revisão do Google .

5. Frete fixo ou grátis

As despesas de envio costumam ser o maior obstáculo para concluir uma compra online, especialmente quando aparecem como um custo adicional no final da experiência do consumidor. Esse custo extra pode anular a conveniência de fazer compras em casa.

Você pode evitar isso oferecendo remessa fixa ou gratuita, que pode ser considerada em seus custos. Todo mundo gosta de sentir que está conseguindo uma barganha.

6. Upselling

Convencer alguém a visitar seu site e comprar algo exige muito trabalho duro, então você quer fazer valer a pena.

Uma forma de aumentar as vendas é sugerir um produto que complemente o que estão prestes a comprar.

Se você vende roupas, por exemplo, pode recomendar uma bolsa para acompanhar esse vestido. Se você estiver vendendo livros, mostre aos seus usuários os títulos que outros clientes com interesses semelhantes compraram.

Fique de olho na infinidade de soluções de recomendação de produtos para comércio eletrônico. Com o surgimento da Inteligência Artificial, eles vão ficar muito mais inteligentes!

7. Exibir crachás de segurança

O consumidor online sente ansiedade da mesma forma que o consumidor tradicional. Mas a diferença é que para o consumidor online ele pode sair do caixa sem constrangimento.

Pense nisso; você pegou um item na loja, chegou ao balcão e está começando a questionar a compra. Provavelmente, você vai comprá-lo porque não quer chamar atenção para si mesmo saindo. No entanto, este não é o caso online. Se você hesitar no último minuto, vá. Ninguém sabe diferente.

O que exatamente deixará seu usuário ansioso?

Uma das principais preocupações do consumidor online é a segurança. Eles estão se arriscando ao inserir os dados do cartão de crédito no seu site? Você é um negócio legítimo?

A melhor maneira de aliviar essas preocupações é exibir o crachá de segurança fornecido pelo seu comerciante online de forma que fique visível durante todo o processo de finalização da compra.

8. Exibir prova social

Seus usuários se sentirão à vontade ao saber que seus colegas compraram produtos de seu site e recomendaram a experiência. Esta é a prova social. Exibir prova social em seu site irá melhorar sua conversão de checkout.

Portanto, certifique-se de exibir comentários de clientes, curtidas no Facebook ou recomendações. Você também pode exibir alertas na parte inferior da página quando uma compra é feita, ou uma calculadora para destacar quantas pessoas compraram um produto no último mês.

Esta é a versão online de um assistente de vendas dizendo a um cliente: “Isso é muito popular no momento”.

DICA: Usamos Proof . É super fácil de usar, tem uma ótima aparência e vai melhorar as conversões do seu site. Comece com um teste gratuito de 14 dias.

9. Processo de checkout

Isso precisa ser o mais simples possível. Se o seu processo de finalização da compra envolver várias etapas, simplesmente informe ao seu cliente. Isso diminuirá as chances de eles deixarem seu site frustrados antes de comprar.

10. Instale e monitore o Google Analytics

O Google Analytics é gratuito e ajudará você a entender como seu cliente navega em seu site e quais de suas páginas são mais populares.

Isso também ajudará você a entender onde os clientes em potencial perdem o interesse e saem do seu site, e com que rapidez eles fazem uma compra.

Mais importante ainda, ele lhe dará uma compreensão clara de onde vem seu tráfego online, permitindo que você calcule o retorno do investimento em suas atividades de marketing.

11. Apelos à ação claros

Cada página do seu site deve ter um objetivo claro.

Em uma página de produto individual, por exemplo, seu objetivo é fazer com que o usuário adicione o produto ao carrinho. Portanto, certifique-se de que eles entendam como fazer isso. Crie uma frase de chamariz clara – o botão ‘Adicionar ao carrinho’.

A cor, o tamanho, a localização e a cópia do botão contribuem para a compra do seu cliente, por isso é importante testar cada um deles antes de se comprometer com um. Usamos Optimizely .

12. Implementar software de abandono de carrinho

O Instituto Baymard calculou o abandono geral do carrinho de compras em 68,06% com base em 28 estudos diferentes. Imagine se você pudesse recuperar parte dessa receita perdida. Quanto mais dinheiro você poderia ganhar?

Se um cliente decidir deixar seu site sem fazer uma compra, você pode convencê- lo a ficar com um software como o PicReel.

O PicReel permite criar uma oferta que é exibida aos usuários quando eles movem o cursor para fora do seu site, para abrir uma nova aba, por exemplo. Incentive-os com um pequeno desconto ou frete grátis se eles ficarem e comprarem algo ali mesmo.

Para o abandono do carrinho, você também pode usar a ferramenta de automação de e-mail Omnisend. Você pode criar fluxos de trabalho de automação de marketing específicos para carrinho, navegação ou abandono de produto.

Se você pudesse reconquistar apenas 10% das pessoas que abandonaram seu carrinho com um pequeno desconto, quanto isso valeria para você?

13. Crie uma página de perguntas frequentes

Os usuários sempre têm perguntas. Crie uma página de perguntas frequentes para responder à maioria delas enquanto estiverem em seu site e pensando em comprar algo.

Se você puder aliviar quaisquer preocupações que eles tenham no local, é mais provável que eles fiquem e façam uma compra.

14. Inicie o chat ao vivo

As páginas de perguntas frequentes são ótimas, mas o bate-papo ao vivo é ainda melhor! Eles oferecem a oportunidade de responder a perguntas mais exclusivas e converter um visitante passivo em uma venda.

Mas muito mais do que isso, o chat ao vivo pode ajudar a construir sua marca. Se você responder rapidamente e for prestativo, deixará uma impressão positiva no consumidor e isso não deve ser subestimado.

15. Comece a blogar

Claro, não é um pré-requisito para um blog. Existem empresas estabelecidas no varejo online que certamente não precisam fazer um blog.

Mas se o seu negócio de comércio eletrônico não está onde você deseja e você deseja aumentar o tráfego e as vendas, o blog pode ser a diferença para você.

Existem vários motivos e eles incluem:

1. Você atrai pesquisas de palavras-chave de cauda longa. Pense em termos de pesquisa como ‘Que tipo de tênis de corrida devo comprar?’ Se o seu consumidor está procurando essas informações, onde eles as encontram? Seja o local onde o encontram. Pense nas principais perguntas que seu público-alvo deseja responder desde o início da jornada de compra até o fim.

2. O conteúdo ajudará na conversão. Se você tiver conteúdo em seu site que ajude a responder a perguntas que o consumidor possa ter, é mais provável que você faça uma conversão. Isso geralmente leva ao abandono do site e ao adiamento da compra para um momento posterior. Mas ter o artigo os ajuda a tomar a decisão certa quando estão em seu site.

3. Dá-lhe exposição social. É mais provável que seu público compartilhe uma postagem de blog que eles acreditam que fornecerá informações valiosas para sua rede de amigos e familiares do que fariam com uma página de produto – a menos que seu produto seja “notável”. Portanto, produza conteúdo valioso e aumente suas chances de alcance e engajamento social.

16. Utilize as listas de compras gratuitas do Google

Faça uma pesquisa com intenção de compra e você encontrará algumas listagens de compras pagas no topo das SERPs (página de resultados do mecanismo de pesquisa) do Google. Eles são atraentes com uma imagem de produto, título, preço e muito mais.

Mas a boa notícia é que o Google está exibindo listas de compras gratuitas. Não na página de pesquisa tradicional, é claro. Para que o consumidor encontre sua lista de compras gratuita, ele terá que acessar a guia ‘Compras’. Eles encontrarão mais algumas listagens pagas, mas então verão as listagens gratuitas. A vantagem ainda está com as listagens pagas, mas é uma grande oportunidade se você não tem orçamento para o Google Ads.

Então, como você lista seus produtos?

Se você tem anunciado no Google Shopping por meio do Merchant Center do Google, não precisa fazer nada.

Se você não tem anunciado, será necessário configurar uma conta do Merchant Center. É tudo muito simples até que você precise adicionar seus produtos ou feed de produtos.

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