Trabalhando Home office: 4 vantagens de ficar em casa
Não são apenas os jovens pais e os futuros aposentados que sonham com um emprego no home office. Muitos associam o trabalho dentro de suas próprias quatro paredes ao máximo de liberdade, autodeterminação e outras vantagens do home office.
Atualmente, muitos empregadores estão oferecendo o home office e dando a seus funcionários a escolha de qual forma de trabalho preferem. Felizmente, os números da coroa estão caindo e em breve poderá ser possível trabalhar no escritório novamente.
Mas isso realmente faz sentido? Ou os trabalhos de home office geralmente são melhores? A seguir você verá uma visão geral e descreve as 4 vantagens mais importantes do home office.
Definição de home office: O que é home office?
No home office ou home office ou no “escritório em suas próprias quatro paredes”, todos os processos de trabalho acontecem em casa. Devido à situação em curso causada pelo vírus corona, muitos empregadores estão contando com essa mudança e as vantagens do home office, mas fora isso, a forma de trabalho está se tornando cada vez mais popular.
O empregador é responsável pelos requisitos técnicos do home office para que as vantagens do home office não se transformem em desvantagens do home office. Ele também pode monitorar os serviços prestados.
A comunicação ocorre através de programas adequados para trabalho remoto, e-mail ou telefone. Em geral, trabalhar em casa cria muitas vantagens de home office que empregadores e funcionários podem se beneficiar.
Qualquer pessoa que esteja prestes a tomar uma decisão deve comparar todos os prós e contras do home office com muito cuidado e, em seguida, determinar se os trabalhos de home office fazem sentido.
Benefícios do home office
1. Economiza tempo e custos de viagem
Especialmente para os passageiros, a economia de tempo e os custos de viagem economizados são vantagens importantes do home office. Para os motoristas, isso significa que não há longas esperas em engarrafamentos a caminho do trabalho no escritório, não há hora do rush e não há busca por uma vaga de estacionamento antes ou depois do trabalho.
Os motoristas de ônibus ou trem também economizam o tempo de espera no ponto de ônibus ou interrupções estressantes, que eles veem como vantagens de trabalhar em casa.
Além disso, há o fator custo, pois o passe mensal de ônibus e trem raramente é pago pelo empregador. O que significa que as vantagens de trabalhar em casa são ainda mais evidentes.
Esta vantagem do home office também é atraente para os motoristas, pois além do aumento do preço da gasolina, o deslocamento diário também causa desgaste no veículo. Em resumo, quem fica em casa em seu home office não precisa planejar longas viagens e começar o dia mais relaxado.
Esse tempo pode, por sua vez, ser usado com sensatez como uma das vantagens de trabalhar em casa. Seja para sua própria casa ou, por exemplo, para atividades esportivas.
Viver de acordo com biorritmo
O biorritmo também entra em jogo quando se trata das vantagens de trabalhar em casa ou ao pesar os prós e contras de trabalhar em casa. Porque o biorritmo não é um modismo, mas um fenômeno físico que já foi bem pesquisado.
Quem acredita que está particularmente em forma e produtivo pela manhã, mas não pode fazer nada depois das 18h, não está apenas imaginando.
Mas o mesmo se aplica às chamadas pessoas noturnas. Se você se sente apático e cansado o dia todo quando precisa acordar cedo, ir para a cama ainda mais cedo não ajudará.
Por outro lado, é muito mais saudável e eficiente se adaptar ao biorritmo. A possibilidade desta implementação é uma das vantagens do home office. Porque ao contrário de um trabalho de escritório clássico, trabalhar em casa pode ser dividido como uma das vantagens de trabalhar em casa.
No entanto, faz sentido falar com seu empregador de antemão. A acessibilidade em casa deve ser garantida para perguntas de colegas ou clientes, bem como para reuniões telefônicas agendadas.
3. Liberdade de escolha na área de trabalho
Existem áreas de trabalho preparadas no escritório e, em alguns casos, há também um código de vestimenta. Além disso, não faz tanto sentido aparecer em calças de jogging ou sentar em sua mesa usando botas femininas super chamativas. Por isso a grande liberdade de escolha é uma das vantagens do home office.
Nenhum gerente ou colega pode criticar a roupa, que muitos veem como uma das vantagens de trabalhar em casa. É por isso que tudo pode ser transportado para lá, desde que não limite a produtividade.
Como as roupas decidem subconscientemente como você se comporta em relação aos clientes, a seleção ainda deve estar certa. Isso também se aplica à área de trabalho. Porque onde exatamente a concentração é mais alta, todos decidem por si mesmos com os prós e contras do home office, seja em sua própria mesa, na mesa da cozinha ou ao ar livre no verão.
Mas aqui também é verdade que um ambiente de trabalho produtivo também requer um ambiente sensato no home office. Deitar no sofá e assistir TV ou apenas trabalhar na banheira reduz a produtividade no home office.
4. Aumente a produtividade sem distrações
Os colegas pedem uma pausa para o café, a impressora do escritório aberto toca sem parar ou o telefone do colega toca a cada cinco minutos. Existem muitas distrações em um trabalho de escritório que podem ser evitadas trabalhando em casa.
Esta oportunidade é, portanto, uma das vantagens do home office. Isso cria uma atmosfera produtiva que funciona de acordo com suas próprias regras de conduta e com pausas autodeterminadas. Esse fato é comprovado inclusive por um estudo da Universidade de Stanford, na Califórnia.
Para o estudo, 500 funcionários de uma agência de viagens chinesa foram divididos em dois grupos. Um dos grupos completou suas tarefas no escritório, o outro no home office. O resultado foi o seguinte:
- Os funcionários em home office trabalhavam em horário integral e às vezes até investem mais tempo.
- De acordo com suas próprias declarações, eles conseguiram se concentrar melhor no home office e se distraíram menos.
- Além disso, como uma das vantagens de trabalhar em casa, eles faziam intervalos mais curtos e tiravam menos tempo de folga.
- No final, os funcionários do home office foram 13% mais produtivos do que seus colegas no escritório.
- Por fim, ao buscar os motivos desse aumento de produtividade , os pesquisadores constataram que os funcionários do home office faziam intervalos mais curtos e adoeciam com menos frequência. Este fato é, portanto, um fator importante para os prós e contras de trabalhar em casa.