Otimização de sites: Como melhorar o desempenho da sua página e atrair mais visitantes todos os dias

A otimização de sites tem um papel cada vez mais importante no dia a dia dos mais variados tipos de negócio.

Por isso, nesse artigo você vai entender melhor o que é a otimização de sites, a sua importância, e por onde começar para que sua página se torne relevante para os mecanismos de busca.

O que é otimização de sites?

Otimização de sites é o nome dado ao conjunto de técnicas aplicadas para melhorar o posicionamento de sites perante os mecanismos de busca.

Popularmente conhecido como SEO (Search Engine Optmization), esse conjunto de técnicas pode contribuir para um grande aumento nas visitas da sua página.

Isso porque essa otimização faz com que o seu site seja visto como relevante pelos robôs dos mecanismos de busca.

Basicamente, a otimização de sites é dividida em duas partes:

Otimização On Page:

São aqueles fatores diretamente ligados ao seu site, como por exemplo:

  • Palavra-chave;
  • Título das páginas;
  • Nome do site;
  • Meta tags;
  • Conteúdo;
  • URLs;
  • Imagens.

Todos esses fatores podem ser otimizados por você mesmo, mas pode ser necessário exercitar a criatividade.

Além disso, você também vai precisar de um conhecimento técnico mínimo para fazer algumas alterações.

Como por exemplo, as meta tags.

No entanto, você não precisa se preocupar se não entende nada de programação.

Afinal, existe muito conteúdo disponível sobre esse tema, então basta uma pesquisa rápida para que você entenda como fazer essas alterações.

Otimização de sites Off Page

Esses são fatores que mesmo não estando diretamente ligados à sua página são importantes para melhorar o seu posicionamento.

Veja alguns exemplos de fatores de otimização off page:

  • Links externos;
  • Autoridade do domínio;
  • Relação entre os conteúdos dos links.

Por que a otimização de sites é tão importante?

Se você tem um site, independente do mercado em que atua, é impossível deixar a otimização de sites de lado.

Isso porque o número de pessoas que toma suas decisões de compra baseada nas buscas feitas online é cada vez maior.

Ou seja, se não estiver bem posicionado nos mecanismos de busca dificilmente seus clientes chegarão até você.

Segundo dados divulgados pelo Google, todos os meses são realizadas mais de 100 bilhões de buscas em sua plataforma.

Isso sem mencionar o número de buscas realizadas em outras ferramentas semelhantes.

Diante desses dados, fica claro porque a otimização de sites é cada vez mais importante.

Como posso melhorar o desempenho da minha página no Google?

Para te ajudar a deixar seu site mais interessante para os mecanismos do Google vamos deixar aqui algumas dicas valiosas.

1 – Crie conteúdo realmente relevante

O tipo de conteúdo que você entrega para o seu público é cada vez mais importante para a otimização de sites.

Ou seja, é preciso criar conteúdo que realmente ajude o seu público a resolver seus problemas e responder suas dúvidas.

Portanto, é fundamental conhecer muito bem a persona do seu negócio.

Somente assim você poderá produzir um conteúdo que tenha um valor real para essas pessoas.

2 – Aumente a velocidade de carregamento da sua página

A velocidade com que as páginas do seu site carregam é crucial para tornar a experiência do usuário satisfatória.

Ou seja, quanto mais rápido, melhor.

Você pode verificar como anda o desempenho do seu site com diversas ferramentas gratuitas disponíveis online.

O Google PageSpeed Insights, por exemplo, é uma das opções que mostra dados da sua página para desktop e mobile.

Se o seu site possui muitas imagens, a compactação dessas imagens pode reduzir consideravelmente a velocidade de carregamento.

Conclusão

Como você viu, investir na otimização de sites é essencial para aumentar o número de visitas orgânicas a sua página.

Se esse material foi útil para você, continue acompanhando nossas atualizações.

Traremos sempre informações importantes para melhorar os resultados do seu negócio através da internet.

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