5 Dicas para cuidar da saúde dos seus funcionários
Cuidar da saúde física e mental dos funcionários é algo essencial para qualquer empresa de sucesso. Afinal, essa atenção faz total diferença na produtividade dos colaboradores e na atração de candidatos às vagas disponíveis. Veja aqui então nossas dicas para cuidar da saúde dos seus funcionários.
Visualizar as diferentes maneiras de cuidar da saúde dos seus funcionários nem sempre é uma tarefa fácil. Para resolver tal problema, este artigo traz cinco dicas que podem tornar a sua empresa referência no assunto. Sem enrolação, vamos direto a elas, confira!
Invista em ergonomia
Em geral, ergonomia é a ciência que estuda a relação do homem com as condições de trabalho a fim de torná-la o mais harmônico possível. Para isso, existem diversas normas que são seguidas pelas empresas, sendo algumas delas obrigatórias e outras não.
No que diz respeito à saúde dos funcionários, investir em ergonomia pode ser uma excelente forma de prevenir problemas. Dessa forma, como exemplo, podemos pensar em uma cadeira ergonômica e uma não ergonômica.
A primeira opção tende a ser confortável e adequada para trabalhar por horas, de modo que previne problemas na coluna e evita dores. Já a segunda opção tende a fazer o oposto e trazer tais problemas para a saúde do colaborador com o tempo, isto é, dores no corpo e problemas de coluna.
Nessa lógica, o mesmo valerá para outros problemas que são solucionados por boas práticas da ergonomia, como lesões por esforço repetitivo, bursites e assim por diante.
Contrate um plano de saúde
Não restam dúvidas de que o principal cuidado com a saúde dos funcionários que a sua empresa pode ter é a contratação de um plano de saúde. Assim, caso eles precisem de atendimento médico, sabem que podem conseguir facilmente devido ao apoio da empresa.
Para realizar a contratação, comece consultando o valor do plano de saúde SulAmérica ou qualquer outro que desejar e, então, entre em contato com algum corretor. Em seguida, obterá facilmente todas as informações que precisar e poderá realizar uma contratação para todos os funcionários de forma simples e rápida.
Promova palestras
Sua empresa pode fornecer tudo o que o funcionário precisa para cuidar de sua saúde, mas, se ele não estiver consciente da importância deste autocuidado, de nada valerá.
Para solucionar este problema, contrate palestrantes relacionados ao assunto e incentive os colaboradores da empresa a assistirem a palestra. Assim, podem aprender sobre o assunto e passarem a investir mais em sua própria saúde.
Faça parceria com alguma academia
A prática de atividades físicas é essencial para prevenção de doenças e em muitos casos até mesmo para o tratamento. Contudo, muitas pessoas deixam de praticá-las por falta de oportunidade ou preguiça.
Dessa maneira, uma forma de resolver este problema seria por meio da parceria com alguma academia a fim de fornecer um desconto na mensalidade ou até mesmo a gratuidade para os seus funcionários. Com isso, eles terão um incentivo para o pontapé inicial neste cuidado tão importante.
Permita horários mais flexíveis
Como última dica, mas não menos importante, permitir horários mais flexíveis pode impactar muito positivamente a saúde dos funcionários. Para compreender este ponto, imagine uma pessoa que precisa trabalhar todos os dias úteis da semana das 08:00 às 17:00 e sofre de insônia durante à noite.
Por conta da insônia, ela não consegue dormir bem durante a madrugada e acaba indo para o trabalho com sono e cansada. A consequência é uma queda brusca na produtividade e uma alta probabilidade de desenvolver algum problema de saúde físico ou mental com o passar do tempo.
Neste exemplo, foi usada a insônia como um problema que dificulta a pessoa a dormir bem durante à noite, mas podem existir inúmeros outros motivos que levam ao mesmo fim. Desse modo, uma forma de resolver este problema seria simplesmente a permissão de um horário de trabalho mais flexível.
Seguindo o mesmo exemplo, esta pessoa que dormiu mal durante à noite poderia comunicar o superior dela do ocorrido e pedir para entrar um pouco mais tarde. Então, ela trabalharia com uma produtividade muito superior e estaria cuidando melhor de si mesma.
Este é um investimento barato para qualquer empresa e que pode impactar positivamente a vida dos funcionários.
Gostou das dicas? Conte para gente aqui nos comentários! Aproveite também para compartilhar este post nas suas mídias sociais para que ele alcance ainda mais pessoas.