5 dicas para as empresas que desejam criar seu aplicativo
Não é novidade alguma que o mundo está, cada vez mais digital, nesse sentido, as empresas precisam se adequar e já não basta mais apenas ter um site, é preciso marcar presença nas redes sociais e investir em um aplicativo.
Pois é, as empresas estão tendo que se reinventar para não ficar para trás, para isso, é preciso buscar novas formas de interação com seu público, e ter um aplicativo é um bom exemplo disso.
E hoje ter um aplicativo não é privilégio apenas de grandes empresas, ou daquelas ligadas à tecnologia, na verdade, criar um app virou uma exigência do mercado, por isso, se sua empresa ainda não possui um app para chamar de seu, é bom começar a se mexer.
Mas, não basta a empresa ter um aplicativo, é preciso que ele seja uma ferramenta para que ela alcance seus objetivos.
Quer acertar na hora de criar um aplicativo para a sua empresa? Então, fique de olho nessas dicas:
1- Defina quais são seus objetivos antes de começar a criar um app
Mesmo que contrate uma empresa para criar o app para o seu negócio, sempre é bom saber um pouco sobre o processo de desenvolvimento de um aplicativo, até para saber o que esperar e o que cobrar do desenvolvedor.
Primeiramente, para que ele seja útil, é preciso ter bem definidos todos os objetivos que o app deve cumprir. Facilitar a compra dos produtos de sua empresa? Criar interação com o público? Oferecer conteúdo?
São muitas as possibilidades e, claro, elas vão variar de acordo com o perfil de sua empresa.
No mais, conhecer muito bem seu mercado, a organização e as necessidades de seu público, são fatores muito importantes na hora de criar um app interessante e funcional para o seu público.
2- Aposte em bons profissionais
Muitos empresários, para economizar, acabam largando sites, redes sociais e até a construção de aplicativos nas mãos de pessoas da família, ou mesmo, pessoas sem muita experiência, subestimando ferramentas tão poderosas.
O fato é que a criação de um app envolve diferentes áreas, desde programação, design, análise de dados e de sistemas, é preciso, portanto, investir em uma boa empresa de desenvolvimento, para ter a garantia de um trabalho de qualidade.
3- Busque se inteirar sobre o assunto
Pesquise sobre o assunto, até para poder dar sugestões, baseadas em conhecimento, procurando conhecer as opções já existentes, dessa forma, por exemplo, ficará mais fácil decidir se o app será desenvolvido para Android, iPhone, Windows Phone ou se será multiplataforma, considerando seu público, claro.
No mais, procure se familiarizar com a linguagem e a plataforma que serão usadas para acompanhar e dar sugestões para um melhor produto final.
4- Aposte em inovação
O ideal é que, ao criar um app para solucionar algum tipo de deficiência do mercado, consiga oferecer algo novo, ou achar soluções de problemas que ninguém ainda enxergou.
5- Teste muito antes de publicar seu aplicativo
Muita gente não sabe, mas a criação de um app envolve muita pesquisa e testes durante o processo de desenvolvimento.
Uma dica é apostar em ferramentas como o Google Analytics e KissMetrics, que vão te dar um cenário do uso do app pelo usuário; já para ações de marketing, vale apostar no Flurry e Adjust.
N mais, teste muito antes de publicar seu aplicativo, vale usar familiares, amigos, enfim, para que chegue ao público-alvo sem apresentar problemas básicos e que possam afastar os ususários.
E é isso, essas são nossas 5 dicas básicas para criar um aplicativo em sua empresa, no mais, claro, é partir para uma boa divulgação para que as pessoas possam conhecê-lo, com anúncios criativos e de qualidade. E vale o boca a boa e, claro, apostar nas redes sociais.