3 Dicas para contratar um bom Social Media
Hoje em dia não é exagero dizer que todas as empresas, independente do tamanho e do nicho em que atuam precisam de um bom trabalho nas redes sociais.
E para que isso aconteça você precisa contar com uma pessoa que venha a somar na sua estratégia, e gere resultados efetivos para o seu negócio.
Por isso, hoje vamos falar sobre 3 dicas para contratar um bom social media, e potencializar os resultados obtidos através das redes sociais.
1 – Analise os perfis pessoais do candidato
Se você começar a fazer uma pesquisa rápida vai encontrar muitas pessoas que se dizem especialistas em social media, mas quando você começa a analisar mais a fundo, rapidamente percebe um detalhe.
As redes sociais dessa pessoa são uma bagunça completa, totalmente na contramão do que deve ser o trabalho focado nas redes sociais.
Por isso é fundamental que antes de contratar um social media para o seu negócio, você verifique os perfis dos candidatos nas redes sociais.
E se encontrar algum que não faz o que deve ser feito nesse trabalho, passe para o próximo.
2 – O barato pode sair muito caro
Principalmente se você tem um negócio que está iniciando, o fator preço muitas vezes é algo desafiador, e a tendência é que você acabe optando pela opção mais barata.
O problema é que nem sempre essa opção é a melhor.
Isso faz com que a etapa da entrevista no momento da contratação seja crucial para que você possa avaliar os candidatos, e entender se os valores estão alinhados com fatores como experiência e habilidades específicas necessárias para realização do trabalho.
Mas também é importante entender que o oposto nem sempre é verdadeiro, ou seja, não é porque um profissional custe muito caro que ele pode ser considerado um social media de sucesso.
3 – Faça testes
Por mais que você faça uma boa entrevista e uma análise minuciosa dos perfis do candidato ao cargo de social media, nada é melhor para conhecer um profissional do que a ação.
É nessa hora que você vai realmente conhecer as habilidades que o candidato possui.
Esses testes podem incluir:
- Análise: faça um pedido para que a pessoa faça uma análise dos seus perfis, identificando pontos de melhoria e erros que devem ser corrigidos;
- Produção de conteúdo: peça para o candidato preparar conteúdos específicos;
- Gerenciamento: solicite que ele crie planejamento para um mês de postagens;
Assim você poderá avaliar o desempenho técnico de cada candidato, assim como seu comprometimento com prazos e solicitações enviadas por você.
Nos seus testes você deve incluir outras demandas que julgar necessárias para atender as necessidades do seu negócio.
Encontrar pessoas para trabalhar com redes sociais pode até ser fácil hoje em dia, mas ter à disposição um bom profissional de social media é algo que demanda um pouco mais de esforço.
No entanto, fazendo a escolha correta os resultados que podem ser obtidos através das redes sociais, quando bem trabalhadas, certamente compensa qualquer esforço.
Se você precisa de ajuda com suas redes sociais, mas ainda não encontrou o profissional ideal para o seu negócio, entre em contato agora mesmo para saber mais informações sobre nossos serviços de gestão e consultoria para redes sociais.