Turnover nas empresas: Saiba como calcular
A rotatividade nas empresas, podem acontecer por diversos fatores, porém para identificar problemas e aumento do turnover, é necessário realizar um cálculo e assim verificar se os colaboradores se retiram em grandes quantidades ou não.
Está diretamente atrelada aos pedidos de rescisão, que podem partir tanto do colaborador como da empresa. E se o percentual de turnover for muito elevado, significa que a empresa não é vista com bons olhos pelos seus colaboradores ou está contratando candidatos fora de seu perfil de vaga.
Todos esses processos de novas admissões e de rescisões, geram custos para a empresa e quando os colaboradores criam receio de serem os próximos ou estão sempre visando novas oportunidades para trocar de emprego, a empresa fica no prejuízo.
Por isso, separamos as principais dicas para reduzir o turnover na sua empresa, além de como deve realizar o cálculo. Confira.
O que é turnover?
Na tradução o turnover significa volume de negócios, mas na adaptação em português o chamamos de rotatividade. É a identificação do fluxo de entradas e saídas de colaboradores em uma companhia e precisa ser calculado para serem feitos os alinhamentos corretos nos departamentos e setores.
É um importante indicativo se o RH está acertando nos perfis de candidaturas a cada vaga lançada, também mostra como está o engajamento dos colaboradores em relação à instituição.
O foco principal é entender porque ocorrem essas entradas e saídas de colaboradores, quais são os principais motivos nessas situações, se é falta de oportunidades, crescimento, falta de comunicação ou mudança de valores.
A única maneira de descobrir se está em um caminho certo ou com riscos de baixo engajamento, é com os cálculos da turnover.
Como calcular o turnover da empresa?
Para realizar as contas é preciso saber quais foram os números de admissões e demissões de um determinado período, realizar a soma, com o resultado fazer a divisão por dois depois pelo total de funcionários da empresa, o valor deve multiplicar por 100, conforme exemplo:
Nº admissões + Nº demissões÷ 2÷ Nº de colaboradores X 100 = Turnover
Vamos supor que uma empresa possui ao todo 230 funcionários, mas admitiu 20 funcionários no período de 6 meses, e nesse mesmo tempo houve 15 demissões, a conta ficaria da seguinte maneira:
20 + 15 = 35
35÷2 = 17,5
17,5÷230 = 0,07
0,07 x 100 = 7,60%
Neste caso o resultado o número de turnover dessa empresa é de 7,60%, assim pode ser colocado como meta, reduzir a 5% no próximo período, até que consiga ter uma quantidade desejável para a retenção de talentos e permanências dos colaboradores na empresa.
Quanto o turnover custa para a empresa?
A importância do cálculo e uma de suas etapas, envolve quanto foi investido nos colaboradores, os pagamentos de rescisões e também quanto custará realizar novas contratações, além de ações de engajamentos para manter os colaboradores que permanecem em sua função.
Vamos pegar o percentual de 7,60% de turnover e uma média salarial de R$2500,00 e acrescentar a média de 30 a 45 dias para a finalização do processo seletivo de novas vagas e do encaminhamento para a contração.
Principais custos
Como o processo está em andamento e não há colaborador para receber os R$2500,00, mas que o gestor de recrutamento e seleção recebe em média R$ 5 mil reais e dedique mais horas do seu turno para encontrar esse candidato.
A empresa pode considerar banco de horas, se o profissional exceder até 2 horas da sua jornada de trabalho, nesse caso pode ocorrer um acúmulo de horas que resulte em folgas ou ter o custo de horas extras mais os R$2500,00 que não sendo pagos a um colaborador que realiza entregas de tarefas a empresa.
Admissão
Além disso, terá custos com a nova admissão, que terá 3 meses de tempo de experiência em processo de integração, onboarding, adaptação e treinamentos para estar alinhado com o perfil do time.
E após esse período, que a empresa realmente pode considerar a capacidade dos novos funcionários, fora o cálculo de no máximo 12 meses de reserva caso o colaborador não se adapte ao ritmo da empresa e tenha uma rescisão.
Demissão
Todos os colaboradores que atuam em regime CLT, quando são demitidos ou pedem demissão sem justa causa, recebem por lei 13º, férias, horas extras e/ou banco de horas, férias não remuneradas, FGTS, INSS, seguro-desemprego, além dos gastos com a reposição da vaga.
A empresa poderá contratar freelancer ou profissionais temporários para exercerem a função, como também podem passar mais tarefas aos outros colaboradores, correndo o risco de criar excessos para a equipe.
Como reduzir o turnover?
Um fator importante que deve ser considerado, é se essa porcentagem de turnover se mantém ou reduz a cada período. Assim, será possível alinhar as métricas de melhorias com novas ações de aperfeiçoamento de equipe.
Uma empresa é feita por pessoas, que são os colaboradores e eles precisam ser ouvidos e ter necessidades atendidas, para que não vão para a concorrência e a empresa não perca uma contribuição diária de desenvolvimento e crescimento interno.
Ações para a redução de turnover:
Os motivos que levam ao desligamento podem estar ligados a muitos fatores, que precisam ser identificados pelo RH, somente assim poderão ser evitados e deixarão de ser repetidos de maneira contínua nos departamentos.
Ao realizar esse acompanhamento, o gestor saberá em qual período teve mais turnover e qual teve menos, assim pode conseguir aplicar melhorias para que os colaboradores não sejam demitidos ou não se demitam. Como:
- Treinamentos;
- Plano de carreira;
- Retenção de talentos;
- Criar detalhamento de vagas;
- Criar análises de perfis de candidatos;
- Aplicar testes em entrevistas;
- Abrir processos seletivos internos;
- Gestão de crise;
- Oferecer benefícios;
- Verificar alinhamento com o clima organizacional;
- Realizar rodadas de feedbacks com frequência;
- Fazer pesquisas de satisfação, com formulários anônimos.
Também vale levar em consideração, os pedidos de rescisões só quando o colaborador não se enquadra mais no perfil da vaga ou da cultura organizacional, mas usar os atributos anteriores para as tomadas de decisão, com um direcionamento mais apurado.
E para manter os processos mais organizados e armazenar os dados para comprovações, o recomendado é ter um controle de ponto que otimiza o tempo do RH, facilita ao gerar relatórios e ao realizar acompanhamento da jornada de trabalho de equipe.