Exemplo de pós-venda em 7 passos para adaptar e colocar em prática no seu negócio

Um bom exemplo de pós-venda pode te ajudar a ter ideias próprias e assim colocá-las em prática no seu negócio.

Por isso, neste artigo, veja algumas ideias de pós-venda que podem ser adaptadas para o tipo de negócio que você gerencia e inspire-se para colocar a mão na massa!

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Exemplo de pós-venda em 7 passos

  1. Faça o disparo de mensagens whatsapp de agradecimento (com informações de contato).
  2. Mensagens de acompanhamento de entrega (no caso de loja virtual).
  3. Mensagem oferecendo ajuda (no caso de produtos de implementação).
  4. Abra um canal de reclamações e mostre-se disponível.
  5. Peça feedback em uma pesquisa.
  6. Plano de contingência e controle de crise.
  7. Esteja disponível.

Essas ideias, quando adaptadas e colocadas em prática com base no seu negócio, podem ser muito efetivas. Elas são práticas e geram bons resultados no longo prazo. Especialmente se o seu objetivo é fazer o cliente voltar a comprar com você.

Continue lendo para saber detalhes de cada um dos exemplos de pós-venda.

1- E-mail/WhatsApp de agradecimento (com informações de contato)

Essa é uma prática muito comum e certamente você já viu por aí em alguma outra empresa.

Afinal, enviar e-mails ou mesmo mensagens de WhatsApp geram proximidade e fazem com que o seu cliente se sinta um pouco mais especial. Você mostra que ele é, de fato, especial para a empresa.

Crie mensagens personalizadas e de acordo com o produto que a pessoa comprou. Evite criar textos genéricos, sem sal ou feitos artificialmente apenas para “cumprir tabela”.

Seja humano. Seja carinhoso. Mostre a verdade do que diz.

2- Mensagens de acompanhamento de entrega (no caso de loja virtual)

Você tem uma loja virtual? Então, é hora de começar a pensar no pós-venda do ponto de vista de expectativas e ansiedade do cliente.

Mandar mensagens ou e-mails informando onde está o produto é uma excelente forma de trazer conforto para quem comprou com você.

Mesmo que o produto não tenha se movimentado durante a logística, envie mensagem informando a situação. Mas personalize essa mensagem de forma simpática e com gatilhos mentais que vão gerar boas expectativas.

Inclusive, é importante usar a linguagem do seu público-alvo. Por exemplo:

  • Se você vendeu óleos essenciais, a linguagem deve falar a língua desse tipo de cliente. 
  • Se você vendeu algum eletrônico, a mesma mecânica de intimidade precisa acontecer.

E assim por diante, de acordo com cada tipo de produto que você vende.

3- Mensagem oferecendo ajuda (no caso de produtos de implementação)

Tem um software SaaS ou mesmo algum produto digital que precisa de implementação? O pós-venda está, também, no contato com o cliente para oferecer ajuda nas configurações; ou com algum assunto específico.

Isso é importante, inclusive, para manter o cliente na carteira. Afinal, se ele não conseguir usar o sistema ou achar muito complexo, vai desistir e ir para outro.

4- Abra um canal de reclamações e mostre-se disponível

Se você tem um negócio, independente do tipo e do produto, é importante se mostrar disponível para eventuais problemas. 

Sabe por que? Porque simplesmente os problemas vão acontecer e alguns clientes vão, sim, se frustrar.

Isso pode acontecer por vários motivos e é normal em empresas grandes, com muitos clientes. 

Afinal, cada cliente tem uma necessidade e uma expectativa diferente; o que torna a gestão complexa e, a melhor maneira de lidar com isso, é abrindo um canal de reclamações para resolver o problema.

5- Peça feedback em uma pesquisa

Um outro exemplo de pós-venda que você pode considerar implementar no seu negócio, é a pesquisa de feedback. Ela é muito comum em vários tipos de empresas e ajuda o empreendedor a tomar decisões melhores.

Muitas vezes a pesquisa de satisfação gera insights, até mesmo, para criar novos produtos e soluções para o futuro.

Por isso, capricha nas perguntas!

6- Plano de contingência e controle de crise

Crises vão acontecer. E o segredo para superá-las está justamente na forma como você as aborda.

Por isso, tenha um plano de contingência. Saiba o que fazer caso uma parcela de clientes comecem a se sentir insatisfeitos por motivos semelhantes.

Essas ações de contenção de crise precisam estar claras na equipe de pós-vendas. Especialmente para lidar com redes sociais, já que é muito fácil para que um problema viralize e manche a sua marca.

7- Esteja disponível

E por fim, talvez o exemplo de pós-venda mais importante de todos: esteja disponível.

Ofereça canais de comunicação como WhatsApp, e-mail, chat online e outros recursos que possam ajudar o seu cliente a entrar em contato com você rapidamente.

Estar disponível, muitas vezes, ajuda a eliminar a pressão pela resolução de um problema. Mesmo que o problema demore a ser resolvido. 

Afinal, ao se mostrar disponível, o cliente se sente acolhido, tranquilo e cria boas expectativas.

No futuro, ele não só vai comprar de novo, como vai indicar o seu negócio.