Exemplo de pós-venda em 7 passos para adaptar e colocar em prática no seu negócio
Um bom exemplo de pós-venda pode te ajudar a ter ideias próprias e assim colocá-las em prática no seu negócio.
Por isso, neste artigo, veja algumas ideias de pós-venda que podem ser adaptadas para o tipo de negócio que você gerencia e inspire-se para colocar a mão na massa!
Exemplo de pós-venda em 7 passos
- Faça o disparo de mensagens whatsapp de agradecimento (com informações de contato).
- Mensagens de acompanhamento de entrega (no caso de loja virtual).
- Mensagem oferecendo ajuda (no caso de produtos de implementação).
- Abra um canal de reclamações e mostre-se disponível.
- Peça feedback em uma pesquisa.
- Plano de contingência e controle de crise.
- Esteja disponível.
Essas ideias, quando adaptadas e colocadas em prática com base no seu negócio, podem ser muito efetivas. Elas são práticas e geram bons resultados no longo prazo. Especialmente se o seu objetivo é fazer o cliente voltar a comprar com você.
Continue lendo para saber detalhes de cada um dos exemplos de pós-venda.
1- E-mail/WhatsApp de agradecimento (com informações de contato)
Essa é uma prática muito comum e certamente você já viu por aí em alguma outra empresa.
Afinal, enviar e-mails ou mesmo mensagens de WhatsApp geram proximidade e fazem com que o seu cliente se sinta um pouco mais especial. Você mostra que ele é, de fato, especial para a empresa.
Crie mensagens personalizadas e de acordo com o produto que a pessoa comprou. Evite criar textos genéricos, sem sal ou feitos artificialmente apenas para “cumprir tabela”.
Seja humano. Seja carinhoso. Mostre a verdade do que diz.
2- Mensagens de acompanhamento de entrega (no caso de loja virtual)
Você tem uma loja virtual? Então, é hora de começar a pensar no pós-venda do ponto de vista de expectativas e ansiedade do cliente.
Mandar mensagens ou e-mails informando onde está o produto é uma excelente forma de trazer conforto para quem comprou com você.
Mesmo que o produto não tenha se movimentado durante a logística, envie mensagem informando a situação. Mas personalize essa mensagem de forma simpática e com gatilhos mentais que vão gerar boas expectativas.
Inclusive, é importante usar a linguagem do seu público-alvo. Por exemplo:
- Se você vendeu óleos essenciais, a linguagem deve falar a língua desse tipo de cliente.
- Se você vendeu algum eletrônico, a mesma mecânica de intimidade precisa acontecer.
E assim por diante, de acordo com cada tipo de produto que você vende.
3- Mensagem oferecendo ajuda (no caso de produtos de implementação)
Tem um software SaaS ou mesmo algum produto digital que precisa de implementação? O pós-venda está, também, no contato com o cliente para oferecer ajuda nas configurações; ou com algum assunto específico.
Isso é importante, inclusive, para manter o cliente na carteira. Afinal, se ele não conseguir usar o sistema ou achar muito complexo, vai desistir e ir para outro.
4- Abra um canal de reclamações e mostre-se disponível
Se você tem um negócio, independente do tipo e do produto, é importante se mostrar disponível para eventuais problemas.
Sabe por que? Porque simplesmente os problemas vão acontecer e alguns clientes vão, sim, se frustrar.
Isso pode acontecer por vários motivos e é normal em empresas grandes, com muitos clientes.
Afinal, cada cliente tem uma necessidade e uma expectativa diferente; o que torna a gestão complexa e, a melhor maneira de lidar com isso, é abrindo um canal de reclamações para resolver o problema.
5- Peça feedback em uma pesquisa
Um outro exemplo de pós-venda que você pode considerar implementar no seu negócio, é a pesquisa de feedback. Ela é muito comum em vários tipos de empresas e ajuda o empreendedor a tomar decisões melhores.
Muitas vezes a pesquisa de satisfação gera insights, até mesmo, para criar novos produtos e soluções para o futuro.
Por isso, capricha nas perguntas!
6- Plano de contingência e controle de crise
Crises vão acontecer. E o segredo para superá-las está justamente na forma como você as aborda.
Por isso, tenha um plano de contingência. Saiba o que fazer caso uma parcela de clientes comecem a se sentir insatisfeitos por motivos semelhantes.
Essas ações de contenção de crise precisam estar claras na equipe de pós-vendas. Especialmente para lidar com redes sociais, já que é muito fácil para que um problema viralize e manche a sua marca.
7- Esteja disponível
E por fim, talvez o exemplo de pós-venda mais importante de todos: esteja disponível.
Ofereça canais de comunicação como WhatsApp, e-mail, chat online e outros recursos que possam ajudar o seu cliente a entrar em contato com você rapidamente.
Estar disponível, muitas vezes, ajuda a eliminar a pressão pela resolução de um problema. Mesmo que o problema demore a ser resolvido.
Afinal, ao se mostrar disponível, o cliente se sente acolhido, tranquilo e cria boas expectativas.
No futuro, ele não só vai comprar de novo, como vai indicar o seu negócio.