Marketing interno x Endomarketing: entenda a diferença
O marketing é fundamental para promover o crescimento das empresas, consolidar a marca e engajar os colaboradores. No entanto, a diferença de marketing e endomarketing é que enquanto as estratégias tradicionais focam no público externo, o endomarketing mira o público nuclear.
Ou seja, ao invés de procurar por maneiras de promover o negócio para os novos clientes ou angariar novas vendas, essas estratégias visam vender a causa organizacional para os próprios colaboradores, fazendo com que estes se sintam mais motivados e produtivos.
Contudo, existem dois tipos diferentes de ações institucionais: o marketing interno e o endomarketing.
O primeiro está relacionado com a comunicação entre a empresa e os trabalhadores, tendo como objetivo principal aperfeiçoar o relacionamento interpessoal e instaurar uma cultura empresarial.
Enquanto isso, o endomarketing pretende vender a empresa e seus serviços para os colaboradores, fazendo com que estes acreditem e disseminem o propósito da marca.
Assim, por meio de ações que permitam a criação de uma satisfação maior com a companhia, a própria empresa passa a desfrutar de diversas vantagens mercadológicas.
Como o marketing interno beneficia uma organização
O sucesso e o crescimento comercial de todas as empresas se iniciam nas ações internas, na efetividade dos setores e, claro, no desempenho dos colaboradores.
Por isso, é fundamental que este público esteja familiarizado com os valores e os princípios da companhia. Afinal, os funcionários são os principais responsáveis pela construção da primeira impressão de uma marca.
Ou seja, desde a qualidade do atendimento e até as suas opiniões pessoais sobre a empresa, podem interferir direta ou indiretamente na construção da imagem da instituição perante todo o mercado.
Assim, a adoção de medidas relacionadas ao marketing interno podem gerar benefícios corporativos, como:
- Melhora no engajamento
Ao realizar pesquisas e criar canais de comunicação que permitam com que esses trabalhadores possam opinar e ser ouvidos quanto aos processos internos, a empresa demonstra para essas pessoas que se importa com esses funcionários.
Isso aumenta o nível de satisfação, a confiança na empresa e o engajamento individual.
- Aumento da produtividade
As ações do endomarketing podem incluir o investimento em treinamentos e palestras, que promovam uma melhora considerável no conhecimento sobre o mercado, no entendimento sobre os produtos comercializados e quanto ao serviço desempenhado por cada setor.
Deste modo, a empresa estará promovendo o aumento da produtividade geral e, consequentemente, a melhora do atendimento e o crescimento no número de vendas.
- Diminuição da rotatividade
O oferecimento de benefícios não obrigatórios – como o plano dental para MEI – é uma prática bastante comum, que visa incentivar os funcionários ao mesmo tempo em que se cria uma cultura organizacional mais atrativa.
Essas ações aumentam o valor do trabalho desempenhado e faz com que seja mais fácil a contratação de novos talentos. Além disso, em meio a tanta concorrência, os funcionários da casa tendem a permanecer nas organizações para manter o acesso ao convenio odontologico para MEI, por exemplo.
- Ambiente de trabalho mais positivo
O trabalho desempenhado pelo RH para transmitir os valores da empresa para os seus colaboradores, pode englobar:
- Eventos exclusivos para a equipe;
- Palestras motivacionais;
- Aperfeiçoamento da comunicação;
- Políticas de benefícios que melhorem a saúde e qualidade de vida dos profissionais;
- Ações de integração, entre outros.
Tudo isso faz com que a marca consiga demonstrar um apreço pelo bem-estar e pela construção da carreira profissional de todo o staff. E essa disponibilidade viabiliza um ambiente de trabalho mais positivo, descontraído e confortável para todos.
Vantagens de investir em um convênio odontológico empresarial
Atualmente, saber como funciona plano odontologico empresarial e investir nesse tipo de benefício, pode ser uma vantagem importante para todas as empresas.
Principalmente porque, devido ao mercado estar tão competitivo, os auxílios mais comuns – vale alimentação e transporte – passaram a ser um requisito básico oferecido pelas empresas.
Assim, os candidatos mais preparados e qualificados tendem a preferir as vagas que apresentam mais vantagens e valor para o seu trabalho.
Por isso, a intenção de entender o plano odontologico empresarial como funciona e é disponibilizado tem se tornado a prioridade entre os negócios de maior sucesso.
Além disso, oferecer esse tipo de assistência médica para os contratados, ajuda com a:
- Diminuição das faltas e atrasos por motivos de saúde;
- Redução de problemas com concentração e dificuldade de aprendizado;
- Aperfeiçoamento da imagem da marca;
- Melhora na autoestima dos colaboradores;
- Aprimoramento das habilidades do trabalho em equipe.
Os plano odontologico empresarial preços também são conhecidamente vantajosos, pois são os mais baixos do mercado. Assim, esse serviço se torna muito acessível até mesmo para as menores empresas.
Esse tipo de investimento de endomarketing se torna ainda mais atraente, porque o dinheiro ainda pode ser recuperado no Imposto de Renda.