O que é marketing de conteúdo e por que você deve usá-lo?
Em praticamente todos os setores, as empresas competem entre si pelo cliente. O marketing é a principal ferramenta nessa luta. Existem muitas variedades de marketing, sendo o de conteúdo uma das melhores.
Esta estratégia está se tornando cada vez mais popular. Você sabe o que é marketing de conteúdo e quais são seus pontos fortes?
O que é marketing de conteúdo?
É uma estratégia de marketing de longo prazo que consiste em entregar regularmente conteúdo atraente e útil para um grupo de pessoas previamente definido. Eles são projetados para persuadir o leitor a realizar uma ação específica, como comprar um produto.
Os conteúdos são feitos baseados nas pesquisas nos mecanismos de buscas. Se as pessoas estão buscando assuntos como “hotéis em Minas Gerais”, “como fazer bolo de cenoura”, ou “catamarã salvador”, são esses assuntos procurados que precisam ter um conteúdo sobre eles.
Esses textos incluem, entre outros, blogs da empresa, guias e descrições de produtos. É um tipo de marketing que se baseia em atividades graças às quais a empresa não precisa procurar ativamente um cliente, porque ele mesmo encontra uma determinada empresa. O marketing de conteúdo funciona melhor a longo prazo.
Vantagens do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo tem muitas vantagens, vamos discutir as mais importantes delas:
-Aumento das vendas
A principal tarefa do marketing como um todo é aumentar as vendas. O marketing de conteúdo não é exceção. Essa estratégia não se trata apenas de atender a demanda, mas também de aumentá-la. Ao criar um grupo de leitores dedicados e, em seguida, apresentá-los aos serviços ou produtos da sua empresa, muitos se tornarão clientes.
O marketing de conteúdo é uma estratégia muito mais barata do que o marketing tradicional. Em vez de gastar grandes somas de dinheiro anunciando sua empresa na mídia, basta entregar regularmente conteúdo valioso, por exemplo, em um blog da empresa. É verdade que a economia pode não ser perceptível no início, mas a longo prazo, a diferença de gastos não pode ser ignorada.
-Clientes fiéis
As empresas que usam o marketing corretamente têm clientes muito mais ativos e que se tornam fiéis. Por isso, invista no relacionamento com o client, criando conteúdos que atendam as suas necessidades e resolvam os seus problemas.
O lucro pode ser não apenas indireto, mas também direto. Ao publicar fontes de conteúdo como revistas ou e-books, você pode ganhar dinheiro com a própria publicação.
Essa estratégia baseia-se no fornecimento de conteúdo valioso para atrair leitores e apresentar-lhes a oferta da empresa. Os benefícios incluem, mas não estão limitados a:
-Aumento das vendas
-Menos despesas
-Clientes fiéis
-Lucro extra