Como abrir sua própria loja de vinhos
Se você gosta de vinho, talvez ja tenha pensado em ter a sua própria loja. Que melhor forma de vida do que provar e descobrir novos vinhos, falar com os clientes e recomendar as suas garrafas favoritas?
O sucesso na indústria do vinho é um chamado mesmo para empreendedores experientes. Devido a margens baixas, regulamentações rígidas quanto à licença para vender álcool e forte concorrência no mercado. Além disso, os proprietários de empresas que entram nesse setor devem estar preparados para as armadilhas das exigências legais.
A paixão e empenho do empreendedor é um fator muito importante de sucesso. Sem isso, é fácil desanimar. Devido ao cansaço físico ao transportar caixas pesadas e garrafas de vinho, a loja deve ser dirigida por uma pessoa altamente motivada. Ao abrir uma loja de vinhos, os proprietários também precisam de senso de negócios e habilidades organizacionais para gerenciar o que às vezes pode ser um processo bastante complexo de pedidos e distribuição.
Quais equipamentos e materiais preciso para começar a vender?
Ao iniciar um negócio na forma de venda de vinho, a loja vai precisar de vários equipamentos, como garrafeiras, vitrines, stands ou prateleiras adequadas para garrafas. Lembre-se dos copos de teste, embalagens, caixas de presente e rótulos. O estoque inicial de vinho será de longe o custo mais significativo.
O que pode contribuir para o sucesso da sua loja?
A loja de vinhos deverá ter uma grande variedade de produtos, também em termos de preço. Os lojistas da área de vinho competem fortemente para atrair clientes em potencial, e por isso os preços propostos pelos fornecedores devem ser verificados continuamente.
A correta estratégia de precificação que a loja de vinhos adota é absolutamente essencial para o sucesso do empreendimento a longo prazo, assim como a boa escolha dos produtos, escolhendo produtos selecionados, como os da bodega norton, por exemplo.
Trabalhar na indústria do vinho parece uma vida glamourosa, está associada a degustações exclusivas, comunhão com colecionadores de vinhos de topo, ou conversas interessantes sobre as melhores castas ou preços astronômicos de vinhos alcançados em leilões.
A indústria do vinho é uma tremenda quantidade de trabalho e geralmente é muito menos elegante do que parece. No entanto, pode ser muito gratificante, desde que o negócio seja lucrativo, é claro.
A loja de vinhos que oferece vinho deve mudar constantemente e para se manter especialista neste assunto, procure sempre novos produtos para conhecer tendências, safras ou preferências do cliente.
Este é um dos muitos elementos fascinantes da indústria que o torna tão especial.
Também é essencial ouvir os seus clientes, veja as suas preferências, sugestões, faça-o se sentir especial.
Esse é outro segredo de uma loja de sucesso. O bom atendimento.
O cliente sempre irá preferir frequentar um lugar onde ele se sinta especial e valorizado.
Esteja frequente nas redes sociais, respondendo suas dúvidas e questionamentos, e faça sempre tudo conforme o regulamento determina.
Lembrando que a venda de produtos alcoólicos para menores de 18 anos é proibida!