Estratégias de mídia social para espaços de coworking
Um bom espaço de coworking é uma instalação de escritório compartilhada escolhida por profissionais inteligentes, startups e freelancers, onde trabalham em colaboração ou de forma independente.
Os ambientes de coworking são frequentemente comentados devido à sua configuração criativa e vibrante de escritório; é uma nova tendência que se tornou viral.
Foi em 2005, quando o primeiro escritório de coworking foi criado, e agora temos mais de 850 espaços de trabalho compartilhados nas principais cidades do estado de São Paulo, como Ribeirão Preto. Muitos escritórios de coworking cresceram e ainda estão, em um ritmo tão rápido, que é um desafio manter uma contagem real.
Pelas vantagens de ter uma boa relação custo-benefício em todos os aspectos, os escritórios de coworking atraem não apenas os Empreendedores, mas também empresas de grande e médio porte.
Os ambientes de coworking oferecem instalações compartilhadas como WiFi, impressora padrão, fax, copiadora, zona de jogos, estacionamento, CCTV, etc. Fornecimento de refeitório, cozinha, escritório mobiliado, sala de reuniões também está incluído. E tudo isso a um preço muito acessível.
Ribeirão Preto – SP está prestes a se tornar o terceiro maior centro de startups e a segunda maior força de trabalho freelancer do mundo, criando assim uma vasta demanda por escritórios de coworking no país.
Muitas grandes empresas podem encerrar seus aluguéis de longo prazo para reduzir seus custos operacionais e os proprietários desses escritórios de coworking podem vendê-los. Além disso, o trabalho será baseado em um modelo de propriedade ao invés da estrutura baseada em arrendamento.
Então, se você tem um escritório de coworking, seja um orgulhoso proprietário e promova-o. O que poderia ser melhor do que exibi-lo nas redes sociais?
A mídia social acaba sendo uma forma eficaz de promover seu escritório de coworking; é econômico, confiável e facilmente gerenciável, independentemente do tamanho do seu negócio.
Vamos dar uma olhada em algumas estratégias de mídias sociais que um escritório de coworking pode utilizar para criar consciência e se promover.
Estratégias de mídias sociais para escritórios de coworking
Ter um perfil atraente
Como a primeira impressão sempre causa impacto, use imagens atraentes e de alta qualidade do seu espaço. Tenha sua localização e informações de contato bem exibidas em sua página, para que as pessoas possam encontrá-lo facilmente.
O Facebook fornece muitos recursos, inclusive um mapa. Encontre-nos, lá tem o horário de funcionamento e dados de contato para facilitar a consulta. O LinkedIn também permite a divulgação de dados de contato e, com sua funcionalidade, facilita a captura de dados de clientes potenciais. Da mesma forma, o Instagram permite que você adicione fragmentos de informações à sua biografia, permitindo assim que as informações sejam divulgadas para sua clientela em potencial. Mantenha a consistência em seus dados em todos os canais.
Social
A melhor forma de utilizar-se da mídia social é ser mais social, criando comunidades. Os ambientes de coworking geralmente atraem pessoas de origens diferentes com ideias diferentes, sendo o espaço a única coisa que os conecta. Portanto, ao criar uma comunidade ou organizar eventos sociais, você incentiva a interação entre os membros, construindo assim um ambiente de coworking para auxiliar ativamente seus membros.
Ofereça algo extra
Quando você faz um trabalho em uma comunidade, você gera um relacionamento de oferecer e receber. Você concede um excelente serviço aos seus clientes e eles sem dúvidas seus promotores da sua marca.
Promova os clientes e seus respectivos negócios. Quando você se oferece para anunciar seus negócios em sua rede como um benefício adicional, isso agregará ainda mais valor à sua oferta. Outro ponto é que irá beneficiá-lo também em termos de maior conhecimento e alcance da marca, pois irá gerar mais conteúdos relevantes para os novos membros em potencial que trabalhem no mesmo setor.
Você pode até chegar a oferecer outras vantagens, como por exemplo horas grátis em um mês, aluguel ou desconto na taxa de associação para indicações, comida grátis e bebidas. Isso pode ser muito encorajador para atrair um novo conjunto de membros para se juntar ao seu espaço.
Tenha seu público-alvo estabelecido
É muito importante definir o seu público, pois isso agiliza o seu trabalho. Depois de saber quem é seu público-alvo, você pode criar conteúdo adequado e ter uma estratégia de publicidade extremamente econômica para seu escritório de coworking.
Publique conteúdo relevante
Os conteúdos relevantes oferecem valor ao seu público, o conteúdo que é útil e interessante incitará o público a segui-lo e a se envolver nas mídias sociais. Publique coisas sobre seu próprio negócio; negócios que seus membros fazem, postar imagens mostrando seus serviços e amenidades. Dê ao seu público um motivo para se conectar com você, e um público engajado acabará por compartilhar seu conteúdo e escritório de coworking com seus pares.
Seja ativo e responsivo
Crie e publique conteúdo regularmente. Seja consistente com suas postagens, agende um horário e siga-o. Quando o seu público sabe quando esperar sua postagem nas redes sociais, eles reagirão a ela de uma maneira melhor. Visto que as mídias sociais são um canal de marketing e também um ponto de contato para algumas pessoas, você terá que responder em tempo hábil. Seja receptivo, não demore em responder a perguntas ou comentários de seu público e garanta uma comunicação eficaz.
Acompanhe o seu desempenho
Depois de trabalhar nas dicas acima, é hora de analisar seu desempenho nas redes sociais. Ferramentas como o Google Analytics podem ajudá-lo com dados perspicazes que dirão tudo sobre o seu retorno.
Certifique-se de ter algumas ferramentas para atualizá-lo com seu desempenho nas redes sociais.
Aqui estão alguns exemplos dos melhores escritórios de coworking em Ribeirão Preto:
Beework
O Beework começou em 2016 com a missão de construir algo mais do que belos espaços de escritório compartilhados, para criar uma comunidade.
Além das disposições normais de escritório, o Beework oferece algo chamado:
- Horário comercial, que tem sessões individuais com investidores e líderes do setor,
- Sessões de bem-estar para um melhor equilíbrio, que incluem yoga, meditação,
- e muito mais, eventos de networking que ajudam a expandir seu círculo profissional.
Coworking Webtrends
O Coworking Webtrends oferece uma combinação de serviços, seminários, workshops, etc. e apoia o coworking para startups, empreendedores e a comunidade criativa. Eles também têm um local para apresentações para mostrar o talento em ascensão e uma cafeteria para comer, beber, relaxar e malhar.
Este local é adequado para animais de estimação e fornece as provisões necessárias como uma impressora de escritório, scanner, salas de reuniões, conectividade com a Internet, etc. Um local casual para mentes criativas trabalharem em colaboração.
Principal lição
Os fatos revelam que os ambientes de coworking oferecem vários benefícios, como aumento nos níveis de criatividade, melhoria no padrão de trabalho, melhor vínculo com a comunidade entre outros. Essa realidade de trabalho moderna tem um enorme mercado para atuar. Como um ambiente de coworking, você está a oferecer um serviço de grande valia e, com maior valor agregado nas mídias sociais comparando aos seus concorrentes, você irá encher rapidamente de clientes e se tornar uma referência no setor.