Conheça as 4 dimensões que determinam a presença digital

Nos dias atuais, a presença digital para as empresas é fundamental, afinal as mudanças de comportamento e necessidades do cliente têm mudado muito, sem contar, é claro, a competitividade que só cresce no mercado.

A presença digital é definida pela maturidade digital, que é um indicador baseado em 4 dimensões, que mensura se uma determinada empresa se adequa e utiliza de forma potencializadora o meio digital e todas as suas ferramentas.

É importante ressaltar que a presença digital é crucial para todos os segmentos, sejam em empresas de engenharia elétrica, lojas de brinquedos, fábricas de doces, enfim, o consumidor atual está inserido na internet e as empresas precisam ocupar esse lugar.

digital

Afinal, o que é presença digital?

É importante que você saiba que a presença digital não é mais um diferencial para a sua empresa, mas sim uma necessidade. Só para você entender melhor o conceito, vamos dar um exemplo.

Quando uma pessoa está à procura de camisetas promocionais, ela sai de casa e vai de loja em loja tentando encontrar esse produto, ou pega o seu celular e pesquisa sobre em um site de busca?

Geralmente ela faz a pesquisa pelo seu celular, pois ninguém mais tem tempo e nem disponibilidade para procurar produtos e serviços de maneira física, precisando se deslocar até o lugar, se a internet permite que isso seja feito de uma maneira simples e cômoda.

É justamente nesse cenário que a presença digital se torna tão importante, pois quando falamos em presença digital, estamos nos referindo a toda imagem ou informação que uma empresa de pintura predial, por exemplo, tem na internet.

Essa presença pode ser adquirida através de:

  • Site;
  • Rede social;
  • Blog;
  • Plataformas de vídeo.

Com isso, a sua empresa estará presente em todos os lugares em que o cliente procurar por informações sobre os seus produtos ou serviços, além de, é claro, conseguir atrair novos clientes.

Afinal a internet é um universo de possibilidades, e quando uma pessoa pesquisa por calibração de equipamentos, por exemplo, não aparece apenas uma loja, mas sim centenas.

Por isso é muito importante que você use a sua presença digital de maneira estratégica, só assim será possível colocar a sua marca em locais planejados onde os seus potenciais clientes tenham acesso.

Pode parecer até complicado, mas a internet permite descobrir o movimento de fluxo de pessoas que são seus clientes em potenciais, os famosos leads, além de conseguir se comunicar com os seus consumidores.

Por mais que a internet seja um lugar com diversas possibilidades, com um alto fluxo de pessoas e marcas, saiba que dentro desse universo todo existem pessoas com características e gostos iguais que estão inseridas em um determinado nicho.

Portanto, se você tem empresas de automação industrial, ao conseguir estar presente nos locais em que seu público-alvo está, você terá mais chances de conseguir convertê-los.

É importante ressaltar que não basta apenas estar presente onde seu público está, sua empresa precisa se destacar a ponto de conseguir chamar atenção dessas pessoas, afinal  existem diversos outros negócios como o seu, disputando o mesmo espaço.

Para que isso aconteça, é importante que a sua empresa invista em estratégias de marketing, que farão com que a sua empresa tenha uma presença digital forte.

4 pilares da presença digital

Agora que você já entendeu todo o conceito por trás da presença digital, saiba que essa prática possui 4 pilares. Veja a seguir quais são eles.

Posicionamento

Essa é a forma como um profissional, marca, empresa, serviço ou produto se coloca para o mercado, ou seja qual a sua proposta e visão, podemos dizer que é o oposto da imagem que é como o mercado enxerga a marca.

Todos esses conceitos são definidos no planejamento estratégico de marketing, definindo todos os aspectos que a marca pretende passar para os seus consumidores.

Conteúdo

Não é segredo para ninguém que, se uma empresa deseja se destacar na internet, é necessário que se crie conteúdos de qualidade.

Por exemplo, uma fabricante de tubos de aço que deseja firmar sua presença digital precisa produzir conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo, e não apenas qualquer coisa só para ter um espaço na internet.

Tudo que for produzido precisa ser compartilhado de maneira eficiente para que o público seja impactado de alguma forma, lembre-se que sua empresa precisa se destacar das outras.

Relacionamento

Quando uma empresa de planejamento e controle de obras, por exemplo, cria um conteúdo de qualidade e relevante, consegue construir autoridade, potencializando sua popularidade no meio digital e no mercado.

Com isso, ela consegue melhorar o relacionamento com os seus clientes, tornando-os cada vez mais próximos e fiéis à sua marca.

Monitoramento

O monitoramento realmente é um trunfo, afinal ele torna possível com que as empresas mensuram todos os resultados de forma quase que instantânea, pois todos os canais da web fornecem dados estatísticos de alta precisão, que podem ser usados para monitorar.

Chamamos esse conceito de web analytics, e com as informações fornecidas é possível compreender o comportamento e o grau de interesse dos visitantes que estão interagindo com cada canal.

Esses dados são bem interessantes para a tomada de decisão nas ações de relacionamento e prospecção.

Importância da presença digital

A presença digital é fundamental para as empresas, pois você consegue atrair novos clientes, além de conseguir desenvolver a sua empresa no meio digital e se destacar no mercado.

Quando uma empresa consegue estabelecer uma boa presença digital, com uma boa estratégia bem desenvolvida e elaborada, é possível:

  • Conseguir disputar mercado;
  • Melhorar a comunicação com seu cliente;
  • Ter visibilidade e uma real presença digital;
  • Conseguir autoridade;
  • Aumentar as vendas.

Tudo isso é possível graças a uma boa presença digital, que irá transformar o seu negócio fazendo com que você consiga crescer e alcançar mais clientes.

Como construir e manter uma presença digital?

Sabendo da importância de se construir uma presença digital, veja a seguir quais passos você precisa seguir para conseguir aplicá-la em sua empresa.

Tenha um bom site

Além do site que você já possui na sua empresa para vender seus produtos e serviços, é importante ir mais além e criar um blog ou um site institucional.

Os sites são poderosos aliados para que a sua empresa construa uma presença digital, pois ele permite que você dimensione e analise todas as informações geradas pelo usuário, como quanto tempo o visitante gastou lendo a respeito de um produto.

Também é possível verificar em qual momento ele desistiu da compra e quais produtos que ele visitou e mais chamaram sua atenção, pois essas informações permitem que você crie diversas estratégias para fisgar esse cliente.

É importante que você entenda que as redes sociais são importantes sim, mas elas não podem ser as únicas estratégias para construir sua presença digital, lembre-se o que falamos no começo do texto, sua empresa precisa estar em todos os lugares.

SEO

O SEO é uma estratégia poderosíssima que consiste em técnicas voltadas para os sites que ajudam sua empresa a aparecer nas primeiras posições dos sites de buscas através de palavras-chave feitas exclusivamente para o seu público.

Além das palavras-chave, é importante que o seu site seja bem desenvolvido, tenha um bom carregamento e usabilidade, tudo isso conta e muito para que os sites que busque, ranqueie sua empresa nos principais resultados de pesquisa.

Por exemplo, as empresas de consultoria tributária que utilizarem as técnicas de SEO alinhadas a um conteúdo relevante terão muito mais chances de aparecer nos sites de busca quando alguém estiver pesquisando sobre consultoria tributária.

Esteja online

É importante deixar claro que de nada adianta estar presente em todas as redes sociais se você não está ativo em nenhuma delas para que o seu cliente consiga manter contato e tirar as suas dúvidas.

Além disso, as suas redes não podem estar paradas, pois assim os algoritmos da internet vão entender que ela nem ao menos existe. A palavra na era digital é constância, por isso esteja sempre presente, interaja com o seu público, crie conteúdos, isso faz a diferença.

Além das redes sociais, invista no e-mail, ele é um poderoso aliado da sua empresa, através dele você pode criar e fortalecer um bom relacionamento com o seu cliente, mostrando as ofertas da sua loja e produzindo conteúdos sobre os seus produtos.

Esses são alguns dos passos que você pode seguir para construir a presença digital da sua empresa, mas saiba que existem muitos outros, basta você conhecer o seu negócio e ir investindo nessas práticas.