Como escolher um web designer para criar seu site
Procurando um especialista em criação de site, mas não sabe escolher a empresa, certo? Então você deve ler nosso artigo até o fim para saber exatamente quais critérios podem distinguir um profissional de um amador.
Hoje o mercado está repleto de especialistas de diferentes perfis, de redatores a designers. As pessoas oferecem serviços como freelancers independentes e como uma variedade de estúdios de design. A quem confiar o seu projeto e como encontrar verdadeiros profissionais de toda essa variedade, que não falharão em termos de prazo e fornecerão um produto de qualidade?
Antes de começar a procurar um web designer, decida o que deseja
Qual é o orçamento para o desenvolvimento do site que você está planejando? Quanto de fato custa criar um site? O fato é que você pode encontrar um freelancer que colocará o site no WordPress por apenas R$ 700 usando um modelo pronto e templates gratuitos .
Ou você pode solicitar um design de site individual, e esse site custará em média R$ 2.500 ou mais. Portanto, ao escolher um web designer , pense primeiro em qual orçamento você está disposto a gastar no desenvolvimento, promoção, preenchimento do site com conteúdo e sua posterior manutenção.
Onde encontrar um designer
1. Agência de sites
Se você tem um projeto de grande porte, é melhor escolher uma agência, fechar um contrato e trabalhar. Se você tem um site pequeno, pode procurar um especialista entre os freelancers. Trabalhando com a organização, você terá a oportunidade de fazer uma tarefa técnica detalhada, calcular o custo dos serviços e definir prazos.
O custo do desenvolvimento por uma agência será maior do que o de um freelancer, pois sua tarefa trabalhará com uma equipe de especialistas.
2. Freelance
Em sites de jobs você encontra um web designer freelance de baixo custo que fará seu projeto por um preço menor do que agências. Mas aqui o importante é que faça uma busca sobre os resultados e metas alcançadas e pedir a ele(a) que lhe envie um portfólio e layouts dos sites que ele fez.
Além disso, em sites de jobs você pode ver a classificação do especialista adequado, bem como estatísticas sobre o trabalho realizado.
3. Redes sociais
A pesquisa nas redes sociais é realizada a pedido: do designer do site, à procura de um designer para o site, etc. Aqui basta definir a tarefa e combinar o custo e o prazo.
Como escolher um web designer para seu site
1. Disponibilidade do portfólio
Para selecionar o designer certo, preste atenção ao seu portfólio. Quanto trabalho ele fez, que feedback este especialista tem de seus clientes, quais projetos ele realizou. O portfólio dirá a você mais do que o próprio especialista.
Para evitar que o web designer se aproprie indevidamente do trabalho de outra pessoa, verifique os links para o artista nos motores de busca de fotos ou fale com os clientes.
2. Fontes
É bom observar que o portfólio de sites informados não usa mais do que 2 ou 3 fontes e 5 cores.
3. Imagens
Um bom web designer terá imagens em estoque, e as pessoas nas fotos representam bem o público-alvo.
4. Disponibilidade de feedback dos clientes
Este ponto ilustra perfeitamente o profissionalismo de um especialista e comprova que todo o trabalho previsto no portfólio é obra sua. Além disso, se um web designer recebe feedback, significa que ele está interessado em permanecer neste mercado por muito tempo e não é um aventureiro. Portanto, o trabalho com ele será coordenado.
Mas a eficiência do trabalho depende não só do web designer, mas também do cliente, da competência, clareza e precisão com que este definiu a tarefa.