Como definir a persona de uma empresa? Descubra!
Saber como definir a persona de uma empresa é um passo essencial para qualquer negócio que objetive sucesso na internet.
De maneira simples, uma persona permite que produza conteúdos direcionados as seus clientes ideais com maior facilidade e assertividade.
Contudo, esse efeito só é alcançado quando ela é construída de maneira correta, pois se baseada em achismos ou dados errôneos, o resultado será oposto.
Para te ajudar a definir a persona de sua empresa, separamos as principais informações que precisa ter, confira a seguir.
O que é persona?
A definição de persona é uma das principais bases do marketing de conteúdo, é dela que surgem muitas outras estratégias.
Devido a isso, é muito importante que compreenda bem o que ela é e como não a confundir com o público-alvo, algo semelhante, mas diferente.
Como dito anteriormente, a persona é a representação de seu cliente ideal.
Para isso, é necessário que tenha conhecimento de algumas características em comum entre os seus consumidores, como:
- Dados demográficos (idade, sexo e afins);
- Hábitos;
- Hobbies;
- Trabalho;
- Renda;
- Metas e objetivos;
- Etc.
Toda informação que conseguir é válida, pois quanto mais completa for a sua persona, maiores as chances de você acertar.
Como descobrir as características de uma persona?
Saber identificar as características de uma persona é importantíssimo para entender como definir a persona de uma empresa.
Para isso, existem duas situações possíveis.
Na primeira delas, o negócio é novo e ainda não tem clientes, tendo que construir tudo do zero. Já na outra, está ativa a algum tempo e tem alguns clientes que pode se basear.
De certo modo, é mais fácil definir uma persona quando uma empresa já tem clientes, pois se tem uma base real para analisar.
No entanto, é recomendável que crie sua persona junto de seu negócio, para que busque acertar seu público desde o início.
Dessa forma, para descobrir as características de uma persona em um negócio com clientes ativos, é preciso que cruze todos os dados que foram citados deles.
Encontre os gostos em comum, os hobbies, desejos, área de atuação e afins. Caso seja uma base muito pequena de clientes, siga o restante do processo também.
Quando possui poucos clientes ou nenhum, é necessário que recorra a pesquisas principalmente em redes sociais.
Você precisa saber onde se encontram os seus clientes na maior parte do tempo e o que fazem neste lugar.
Sendo assim, use e abuse de plataformas como o Facebook e o LinkedIn, pois possuem muitas informações sobre diversas pessoas relacionadas a todo tipo de negócio.
Dentro do Facebook, por exemplo, pode participar de grupos e páginas relacionadas ao seu negócio e encontrar inúmeras pessoas que deseja alcançar.
Veja os gostos pessoais delas, hobbies, idade, área de trabalho, algum curso on-line que tenha feito e etc. Faça o mesmo no LinkedIn e em qualquer outra rede social, lembre-se, quanto mais informações tiver, melhor.
Como definir a persona de uma empresa?
Se conseguiu compreender tudo o que foi dito até aqui, tem tudo o que precisa para saber sobre como definir a persona de uma empresa.
Assim, cruze os dados de todos que analisou e separe as informações que prevalecem entre eles.
Em seguida, pegue essas informações e crie um personagem com elas.
Pronto, está concluída a sua persona, é este personagem que representa seu cliente ideal, ele é a persona de sua empresa.