Aprenda formas de tornar a organização da sua empresa digital

Com o passar dos anos, a revolução tecnológica permitiu que diversos processos da nossa vida fossem otimizados, e isso inclui também aqueles que fazem parte do dia a dia das empresas. Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo, para que você aprenda formas de tornar a organização da sua empresa digital, permitindo que ela alcance resultados satisfatórios através de ferramentas que facilitam o seu gerenciamento.

5 formas de digitalizar a organização da sua empresa

Conheça 5 formas de digitalizar a organização da sua empresa:

Controle de ponto eletrônico

O controle de ponto é uma tarefa obrigatória para empresas que contam com pelo menos 20 funcionários, e sua realização pode ser feita principalmente de 3 formas: manual, mecânica ou eletronicamente.

A gestão de ponto feita de maneira manual ou mecânica é indicada para empresas que possuem poucos funcionários, sendo os métodos mais inseguros, tanto para a empresa, quanto para os trabalhadores.

Agora, se você está buscando uma maneira de facilitar o trabalho do setor RH, o controle de ponto eletrônico é o ideal.

O registro de ponto pode ser realizado tanto por biometria quanto por reconhecimento facial, e os dados são lidos e calculados pelo próprio sistema, permitindo que o RH não precise perder tempo contando horas extras ou as faltas dos colaboradores.

Além disso, o sistema de ponto eletrônico segue uma série de especificações legais, tornando-o extremamente seguro.

Timesheets

Parte da organização de uma empresa passa pelo controle da produtividade dos colaboradores. Entre as ferramentas digitais que facilitam esse controle estão os Timesheets.

Um timesheet é uma planilha de cálculo de horas, nela são anotados dados como o nome da tarefa, o horário que ela começou a ser executada e o horário do seu término.

Existem sistemas que integram o controle de ponto com planilhas de timesheets, facilitando a vida principalmente de empresas que trabalham remotamente.

Os timesheets também podem ser feitos de maneira manual através de planilhas, mas aqueles que são automatizados entregam dados automatizados que ajudam a entender onde o tempo está sendo gasto pelos colaboradores.

Aplicativos de gestão de tarefas

A organização digital da sua empresa pode ganhar um grande reforço ao utilizar aplicativos de gestão de tarefas.

Atualmente, diversos estão disponíveis e podem ser acessados facilmente através de aplicativos ou em seus sites. Os mais conhecidos e utilizados atualmente são: Trello, Asana e o Notion.

Os aplicativos de gestão podem integrar em apenas um programa, diversas soluções, como calendário, board para descrever tarefas e seus executores e chat.

Outras ferramentas também podem ser agregadas a eles em forma de plugins, como o controle de horas.

Armazenamento na nuvem

O armazenamento na nuvem é outra maneira de facilitar a organização da empresa, dispensando espaço físico e dinheiro antes gasto com a compra e manutenção de equipamentos para guardar os dados dos setores.

Outra vantagem do armazenamento em nuvem é a sua possibilidade de acesso em qualquer lugar e por qualquer dispositivo que tenha acesso aos documentos, enquanto o armazenamento local só pode ser acessado onde ele está alocado.

Plataforma de recrutamento e seleção

Voltando para as soluções digitais que facilitam a organização do RH, temos também as plataformas de recrutamento e seleção.

Essas plataformas servem para triar os candidatos, a empresa dispara uma vaga e o próprio sistema delimita os profissionais que estão mais aptos, encurtando o trabalho do setor e novamente, permitindo que ele foque mais na estratégia.

Abrace a tecnologia

Como você viu, a digitalização da organização da empresa pode ser feita de diferentes formas e com diferentes ferramentas.

Porém, a escolha delas deve ser feita de maneira minuciosa, assim como a sua implementação.

Escolhendo as parceiras e os programas adequados, é muito provável que a sua empresa alcance outro patamar de gestão.