Aprenda formas de tornar a organização da sua empresa digital
Com o passar dos anos, a revolução tecnológica permitiu que diversos processos da nossa vida fossem otimizados, e isso inclui também aqueles que fazem parte do dia a dia das empresas. Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo, para que você aprenda formas de tornar a organização da sua empresa digital, permitindo que ela alcance resultados satisfatórios através de ferramentas que facilitam o seu gerenciamento.
5 formas de digitalizar a organização da sua empresa
Conheça 5 formas de digitalizar a organização da sua empresa:
Controle de ponto eletrônico
O controle de ponto é uma tarefa obrigatória para empresas que contam com pelo menos 20 funcionários, e sua realização pode ser feita principalmente de 3 formas: manual, mecânica ou eletronicamente.
A gestão de ponto feita de maneira manual ou mecânica é indicada para empresas que possuem poucos funcionários, sendo os métodos mais inseguros, tanto para a empresa, quanto para os trabalhadores.
Agora, se você está buscando uma maneira de facilitar o trabalho do setor RH, o controle de ponto eletrônico é o ideal.
O registro de ponto pode ser realizado tanto por biometria quanto por reconhecimento facial, e os dados são lidos e calculados pelo próprio sistema, permitindo que o RH não precise perder tempo contando horas extras ou as faltas dos colaboradores.
Além disso, o sistema de ponto eletrônico segue uma série de especificações legais, tornando-o extremamente seguro.
Timesheets
Parte da organização de uma empresa passa pelo controle da produtividade dos colaboradores. Entre as ferramentas digitais que facilitam esse controle estão os Timesheets.
Um timesheet é uma planilha de cálculo de horas, nela são anotados dados como o nome da tarefa, o horário que ela começou a ser executada e o horário do seu término.
Existem sistemas que integram o controle de ponto com planilhas de timesheets, facilitando a vida principalmente de empresas que trabalham remotamente.
Os timesheets também podem ser feitos de maneira manual através de planilhas, mas aqueles que são automatizados entregam dados automatizados que ajudam a entender onde o tempo está sendo gasto pelos colaboradores.
Aplicativos de gestão de tarefas
A organização digital da sua empresa pode ganhar um grande reforço ao utilizar aplicativos de gestão de tarefas.
Atualmente, diversos estão disponíveis e podem ser acessados facilmente através de aplicativos ou em seus sites. Os mais conhecidos e utilizados atualmente são: Trello, Asana e o Notion.
Os aplicativos de gestão podem integrar em apenas um programa, diversas soluções, como calendário, board para descrever tarefas e seus executores e chat.
Outras ferramentas também podem ser agregadas a eles em forma de plugins, como o controle de horas.
Armazenamento na nuvem
O armazenamento na nuvem é outra maneira de facilitar a organização da empresa, dispensando espaço físico e dinheiro antes gasto com a compra e manutenção de equipamentos para guardar os dados dos setores.
Outra vantagem do armazenamento em nuvem é a sua possibilidade de acesso em qualquer lugar e por qualquer dispositivo que tenha acesso aos documentos, enquanto o armazenamento local só pode ser acessado onde ele está alocado.
Plataforma de recrutamento e seleção
Voltando para as soluções digitais que facilitam a organização do RH, temos também as plataformas de recrutamento e seleção.
Essas plataformas servem para triar os candidatos, a empresa dispara uma vaga e o próprio sistema delimita os profissionais que estão mais aptos, encurtando o trabalho do setor e novamente, permitindo que ele foque mais na estratégia.
Abrace a tecnologia
Como você viu, a digitalização da organização da empresa pode ser feita de diferentes formas e com diferentes ferramentas.
Porém, a escolha delas deve ser feita de maneira minuciosa, assim como a sua implementação.
Escolhendo as parceiras e os programas adequados, é muito provável que a sua empresa alcance outro patamar de gestão.