Marketing de conteúdo: o que é e como começar a sua estratégia
O crescimento das empresas foi impulsionado por muitos anos pelas estratégias de outbound (marketing tradicional). Materiais como anúncios em rádios, canais abertos de televisão, entre outros meios como esses, eram os ambientes mais propícios para autopromoção no mercado.
Porém, a transformação digital e a Quarta Revolução Industrial mostraram que o nicho digital é a nova aposta no mundo. O marketing de conteúdo é uma das estratégias dessa ciência tecnológica, que busca imergir o usuário no universo da empresa e entregar o que eles buscam sem vender de forma direta um produto ou serviço.
Por isso, se você está em busca de entender como funciona essa técnica do marketing digital, fique aqui com a gente! Vamos discutir neste artigo tudo sobre marketing de conteúdo, como o que é, seus benefícios e por onde começar. Veja também quais são os principais canais em que ele aparece.
Por isso, se você ficou curioso com o assunto, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.
O que é marketing de conteúdo?
A ciência do marketing é antiga, mas sofre constantes alterações de acordo com o cenário do mundo. Como introduzimos, o outbound foi uma aplicação tradicional viável por muitos anos, mas perdeu forças para o marketing digital.
Na atual conjuntura em que vivemos, a tecnologia é a maior aliada dos seres humanos. Pessoas vivem imersas nas redes sociais para se comunicar e até mesmo possuem aplicativos que desenvolvem serviços básicos do nosso cotidiano, como uma transferência bancária, a compra de um móvel, entre incontáveis outras situações.
O marketing de conteúdo surge então como uma estratégia que busca entregar pautas otimizadas para os leitores, em que a venda não seja tão explícita, mas que o texto entregue as informações que o usuário busca.
Por meio desse conteúdo, o leitor se sentirá interessado a ler um pouco mais sobre o assunto e criará um certo vínculo com a empresa. Isso pode acontecer em blogs, e-mails ou até mesmo em redes sociais.
Benefícios do marketing de conteúdo para a sua empresa
Os benefícios do marketing de conteúdo para a uma empresa estão relacionados à conversão de leads para verdadeiros consumidores e no aumento do engajamento nos canais de comunicação com uma identidade própria, responsiva.
Imagine que a sua empresa esteja iniciando agora na área digital. Com as estratégias de conteúdo é possível criar um relacionamento com o usuário, de maneira que ele leia o que foi escrito e queira prosseguir para outras etapas a partir do texto que viu.
Essa jornada do consumidor, como podemos chamar, faz com que os canais tenham mais visualizações e que ações sejam tomadas a partir daquele conteúdo. Podemos dizer, em outras palavras, que essa é uma conversão que acontece sem que o usuário perceba a venda propriamente.
Em geral, as vantagens que essa etapa do marketing digital oferece são:
- Conversão de leads para verdadeiros consumidores;
- Relacionamento mais próximo com o usuário;
- Criação de uma identidade na internet;
- Aumento de visualizações em sites;
- Engajamento com os leitores.
Como começar a sua estratégia?
Para que a estratégia de marketing de conteúdo surta efeito no mercado digital é primordial que sejam aplicadas as técnicas de SEO.
A sigla SEO remete à expressão Search Engine Optimization e diz respeito às possibilidades de aumentar o número de buscas no Google por meio de palavras-chaves. A aplicação dessa estratégia permite que um site de uma empresa entre nas primeiras páginas de pesquisa e que aumente drasticamente o número de cliques.
Com isso, a possibilidade do marketing de conteúdo produzido pela empresa chegar a uma quantia grande de usuários é maior, ajudando na prospecção de novos clientes e engajamento nas redes.
Principais canais do marketing de conteúdo
É preciso salientar que o marketing de conteúdo é apenas uma única estratégia no mundo de possibilidades que o marketing digital oferece. Mas, sem ela, as empresas não alcançariam os números elevados de acessos nos endereços virtuais.
Para que essa ciência seja disseminada e que a jornada do consumidor comece o seu trajeto, os principais canais em que os estrategistas vão investir são:
Blog
Como o SEO é aplicado principalmente em textos mais extensos, sites que oferecem blogs à parte permitem que o usuário possa ler o conteúdo, mas que também tenha direito a acessar informações sobre o negócio. Isso faz com que o lead tenha curiosidade em conhecer um pouco mais sobre a empresa e comece a jornada de se relacionar com os serviços que ela oferece.
E-mail marketing
O e-mail marketing, em contrapartida, é um conteúdo desenvolvido de acordo com as ações que o usuário já tomou em relação à empresa e que chega diretamente à sua caixa de entrada. Com isso, haverá sempre um lembrete para que ele pense no nome do negócio e que seja convidado a tomar novas atitudes.
Mídias sociais
As mídias sociais buscam não somente fazer essa conversão que os blogs e e-mails procuram, mas também imergir no cotidiano do usuário e fazer com que ele se relacione com a empresa por meio do marketing de conteúdo nas redes digitais. É uma maneira de estar no dia a dia e até mesmo entender um pouco mais sobre o público-alvo.
Conclusão
Por isso, o marketing de conteúdo é uma estratégia fundamental no mercado virtual para que as empresas se destaquem e consigam novos clientes. Uma consultoria de marketing digital pode ser a melhor aliada nesse cenário, principalmente quando apresenta profissionais preparados para aplicar essas técnicas no cotidiano.