Como escolher uma paleta de cores para o Instagram
Definir uma boa paleta de cores para o Instagram não é uma tarefa nada fácil. Afinal, é preciso ter ao menos um breve conhecimento sobre a psicologia das cores e o marketing no geral.
Felizmente, você chegou ao lugar certo! Neste artigo, você vai aprender a identificar a sua paleta atual, saber se ela está condizente com seus objetivos e fazer a escolha certeira para crescer no Instagram. Confira!
Como está o seu Instagram hoje?
Antes de escolher uma paleta de cores para o seu Instagram, você precisa entender como está o seu perfil na plataforma hoje.
Desse modo, se publica coisas regularmente nessa mídia social, você já possui uma paleta de cores — mesmo que não saiba.
Para saber qual a sua paleta de forma simples e rápida, acesse o site Year of Colour. Nele, conecte o seu Instagram e clique em “Get a Report”.
Em seguida, informe o seu e-mail e escolha um período.
Com isso, você vai conseguir ver a sua paleta de cores atual e saber se ela o agrada e se está de acordo com os seus objetivos. Para compreender melhor isso, veja o próximo tópico!
O que você deseja transmitir?
Uma coisa que você precisa saber é que as cores transmitem sensações e provocam emoções nas pessoas.
Vamos pegar como exemplo o nicho de odontologia. Se você observar o Instagram de alguma clínica odontológica ou profissional da área, vai identificar um certo padrão em suas paletas de cores para o Instagram.
Essas cores costumam ser as seguintes: branco, azul, verde, cinza etc.
Será que a escolha dessas cores é por simples gosto pessoal? A resposta é não!
O branco é uma cor que transmite paz e limpeza e o azul transmite tranquilidade e confiança.
Há muitos outros significados que essas cores transmitem, mas apenas com esses é possível entender o porquê de elas estarem sempre presentes nesse nicho.
Comumente, há pessoas que tem medo de dentistas, por exemplo. Logo, o azul é uma escolha perfeita para despertar uma sensação de tranquilidade e confiança nessa pessoa.
Além disso, essa profissão é diretamente relacionada a higiene, a pureza, e por isso o branco é tão comum.
Em síntese, você precisa saber o que deseja transmitir ao seu público, pois somente assim vai ser capaz de escolher as melhores cores.
Qual o seu nicho?
Todos os nichos profissionais possuem características específicas e as cores estão incluídas nisso. A alimentação, por exemplo, tem grande presença do amarelo, vermelho e laranja.
São cores que se associam diretamente a esse nicho quando aparecem em conjunto.
Com isso em mente, você precisa ter um nicho bem definido e fazer uma boa pesquisa para saber quais as cores mais comuns nele.
Afinal, de nada adianta ter uma excelente paleta de cores para o Instagram baseada na cor azul se o seu ramo é alimentício, pois não há relação entre essa cor e esse nicho.
Saiba mais: Empresa de ambulância particular ajuda a população com informações no Instagram.
Como escolher uma paleta de cores para o Instagram?
Agora que você já avaliou o seu Instagram, sabe da capacidade de transmitir sensações pelas cores e tem o seu nicho bem definido, é chegada hora de escolher a sua paleta de cores para o Instagram.
Para isso, entenda que a sua escolha não vai ser baseada nas cores que você gosta.
Você tem um nicho com cores associadas a ele, pegue um bloco de notas e anote quais cores são essas.
Em seguida, pesquise o significado de cada uma delas, descubra o que elas transmitem.
Após isso, escolha aquelas que se adequam mais ao que deseja transmitir. Pronto, você tem uma paleta de cores para o Instagram e todas as outras redes sociais.
No entanto, se deseja usar essas cores de forma correta, precisa entender de círculo cromático para saber como elas podem se relacionar de forma harmônica. Ainda assim, você já deu um grande passo em direção ao sucesso!
Agora que você já sabe como escolher boas cores para o seu Instagram, que tal deixar um comentário aqui embaixo com a sua opinião?
Pingback: Estratégias para produzir um conteúdo de valor para o Instagram