Como utilizar customer data platform no marketing omnichannel?

Customer data platform, conhecido pela sigla CDP, é um serviço realmente interessante para empresas que desejam otimizar certas atividades, em especial no setor comercial e de marketing. Essas plataformas conseguem reunir diversas informações sobre seus clientes e fornecer um panorama completo dos seus dados. 

Serviços de CDP podem favorecer e atuar em diferentes áreas, além de dar um upgrade em estratégias como o marketing Omnichannel, onde é necessário conhecer bem todos os clientes e suas interações. Uma boa plataforma de CDP pode ser o ponto de mudança para sua empresa conseguir vender melhor. 

O que é Customer Data Platform (CDP)?

O customer data platform, ou Plataforma de Dados de Consumidores, é um software capaz de armazenar diversas informações sobre seus clientes. O objetivo dessas plataformas é armazenar dados e oferecer uma perspectiva completa sobre a natureza do seu público-alvo. 

Desta forma, é possível observar o mercado de forma mais especializada e completa, com a possibilidade de compreender diversos elementos que se relacionam com a decisão de compra de seus clientes. 

Como ela pode beneficiar o marketing omnichannel?

Um serviço de CDP é muito útil para criar o marketing Omnichannel, especialmente na construção do serviço focado no público que sua empresa atende. Por meio dos dados e informações sobre seus clientes, é possível criar uma plataforma focada em seu público e que possa atendê-los da melhor maneira possível. 

O marketing Omnichannel é um tipo específico de marketing focado em um só canal, onde o cliente tem amplo acesso sobre informações dos produtos e serviços. A ideia é oferecer ao público um só lugar para verificar a descrição do item, seu preço e demais informações. 

Desafios do marketing omnichannel e como a CDP pode ajudar a superá-los

Um serviço do escopo do marketing Omnichannel oferece vários desafios, como saber o que o seu público-alvo busca e oferecer todas essas informações em uma só plataforma. Para descobrir quais são essas informações e qual o comportamento dos seus clientes, uma plataforma de CDP é uma ótima saída. 

Com uma plataforma do tipo é possível ter em mãos tudo o que sua empresa necessita saber sobre seus clientes e utilizar de maneira inteligente esses dados para criar uma plataforma Omnichannel. 

Utilizando a CDP para segmentar clientes de forma eficaz

Outro fator em que um sistema de customer data platform é essencial é para segmentar os seus clientes. Os dados disponibilizados pela plataforma poderão ser totalmente segmentados e criar grupos específicos de clientes, baseado em sua afinidade e de informações específicas que compartilham. 

É possível segmentar todos seus clientes por meio da plataforma CDP, desta forma identificar os diferentes grupos e focar em uma venda mais prática, que atenda cada segmento de forma especial. O marketing Omnichannel também é amplamente favorecido por essa segmentação. 

Personalização de campanhas de marketing omnichannel com CDP

Nada melhor para personalizar o marketing e suas campanhas do que a segmentação proposta, segmentação que é muito facilitada pela plataforma de dados de clientes. Quando sua empresa conhece cada tipo de segmento diferente, ela se torna mais capaz de criar campanhas de marketing específicas focadas nas necessidades do seu público. 

Tendo em mãos as diferentes segmentações dos seus clientes é possível criar campanhas personalizadas para cada grupo, com foco naquilo que cada um dos seus clientes deseja. Por meio desta estratégia sua empresa diminui o churn e aumenta o desempenho de cada campanha e abordagem. 

Melhores práticas para implementação e utilização de CDP

Existem dicas que fazem total diferença na hora de implementar e utilizar o CDP, como criar um canal fácil para todos seus colaboradores poderem utilizar a plataforma, ficar de olho na integração de novos clientes e garantir sua constante atualização. Boas práticas são fundamentais para garantir uma boa implementação da CDP. 

  • Atualizar constantemente seu banco de dados; 
  • Orientar as equipes comerciais de marketing a usar a plataforma; 
  • Integrar os dados na rotina da empresa;
  • Segmentar os dados e organizá-los. 

Boas práticas como as descritas acima são interessantes e muito inteligentes para facilitar a implementação do CDP e seu uso no marketing Omnichannel. Seguí-las é muito vantajoso para qualquer empresa. 

Para entender mais como funcionam essas plataformas, não deixe de visitar outros conteúdos do Tudo Sobre CDP e seguir as dicas de nossos especialistas sobre o assunto. O melhor guia de customer data platform disponível online. 

Bianca

Website: