Como começar a escrever melhor? Veja as dicas!
Como aprender a escrever melhor? E-mails, postagens no Facebook, sites de notícias, blogs competem pela atenção dos leitores, sem contar manuais, cartas de órgãos ou regulamentos. As ideias são muito difíceis de transmitir sem palavras.
Assim, as pessoas estão lendo cada vez mais amplamente do que em qualquer época da história. Elas também têm menos paciência, e por isso aprender algumas dicas pode ajudar você a escrever muito melhor e atrair o público.
1. Seja prático
Por que vale a pena? Mais uma vez, estamos todos ficando sem paciência. Não queremos esperar muito pela recompensa. Seu leitor assume que você chegará ao ponto rapidamente e sem fazer voltas desnecessárias no texto
A sobrecarga de palavras pode ser cansativa para o leitor, mas na hora de escrever é mais fácil somar do que subtrair. Quando você quer expressar algo, o cérebro lhe dará uma série de palavras e associações em vez da mais precisa.
A dica é: Leia o seu próprio texto pelo menos uma vez depois de escrevê-lo, refiná-lo e remover fragmentos desnecessários. Escreva em Cadernos Personalizados também, para cada assunto separadamente.
Você não precisa de descrições floreadas se o mesmo conteúdo puder ser transmitido, por exemplo, com uma comparação ou metáfora precisa. Concentre-se nas coisas mais importantes.
2. Use frases simples com mais frequência do que as complexas
Quanto mais complexa a frase, mais difícil é segui-la. Quanto mais frases complicadas uma ao lado da outra, mais pesado o texto parece.
Novas ideias surgem enquanto você escreve e, às vezes, é difícil reuni-las em frases separadas. Além disso, sentenças difíceis são uma marca registrada do jargão acadêmico e da linguagem burocrática.
Essas duas áreas influenciam muito o que consideramos a forma escrita adequada. Assim que queremos expressar algo mais significativo, o papel de rastreamento burocrático e acadêmico sugere soluções prontas.
Lembre-se de polir o texto quando terminar. Nem toda frase composta é ruim, de jeito nenhum. O alarme deve disparar quando você se deparar com uma frase complexa. Especialmente se você encontrar várias frases complexas uma ao lado da outra em um parágrafo.
Ler seu próprio trabalho em voz alta também é um bom teste. Quando a estrutura confunde a linguagem, ela se qualifica para simplificação.
3. Não use jargões
Porque? Porque falando em linguagem especializada, você limita o público. Mais importante, aqueles que não o entendem têm maior probabilidade de pensar que você é um idiota, não um especialista.
Como acontece com frases complexas, às vezes nossas aspirações gritam bom senso. Escrevemos em jargão apenas para mostrar que podemos. Além disso, há também um aspecto prático. Nem todos os termos especializados têm equivalentes na linguagem comumente compreendida.
4. Dirija-se diretamente ao leitor
Porque fica mais fácil se conectar com ele dessa forma. Ao abusar de expressões educadas, você parece uma pessoa autoconsciente. Ao escrever de maneira muito impessoal, cria distância.
magine o seu leitor. Coloque-o em uma situação que seja mais apropriada para o seu trabalho. Se está escrevendo uma dissertação de mestrado, o leitor é um professor que você tenta convencer durante o exame oral sobre sua preparação. Se você está preparando um requerimento, o leitor é um juiz ou um escrivão formalista que olha o código de tempos em tempos.
Nem todos esses leitores serão tratados como você na carta. No entanto, todos devem ser tratados pessoalmente. Vale a pena explicar a todos o que quer dizer, diretamente, como se estivessem bem na sua frente.
6. Comece com o mais importante
Sobre o que vai escrever? Uma experiência de viagem? Dicas para melhor usar um eletrodoméstico, como uma Geladeira Inox? Ou vai ensinar alguns métodos para ter mais saúde? Sempre comece com o mais importante e vá direto às dicas.
Se você deseja criar uma obra literária, vale a pena dar ao leitor um começo forte. Também vale a pena fazer uma promessa a ele sobre mais conteúdo, personagens, mundo e eventos. Quando um leitor inicia sua aventura com seu texto, isso é o que é mais importante para ele: saber se a leitura o interessa.
Se você estiver criando um texto não literário , faça um resumo dos fatos mais importantes, conclusões ou uma explicação do que o leitor ganhará com a leitura. Dessa forma, você evita mal-entendidos para você e para o destinatário.
Essas dicas são essenciais se quiser ter sucesso com seu blog ou até mesmo seu livro. Coloque-as em prática hoje mesmo!