Como escrever um bom texto SEO
A otimização de mecanismos de pesquisa (também conhecida como SEO) é agora uma parte inevitável do marketing online de sucesso. A alma do SEO é qualidade, conteúdo textual único. E também é fato que nem todos os textos escritos na web vão conseguir boas posições na primeira página do Google.
O que é redação de SEO?
Copywriting SEO é o processo de escrever conteúdo online que pode aparecer no topo da lista de resultados de pesquisa do Google, atrai visitantes de qualidade para o site e, de preferência, os encoraja a agir.
Se queremos uma melhor classificação orgânica e mais tráfego no site, precisamos produzir informações valiosas e conteúdo de qualidade. E isso não significa que enchemos indevidamente nosso texto com palavras-chave.
Não é coincidência que o Google vem dizendo que “o conteúdo é rei” há anos. Nós fornecemos soluções para os problemas de nossos usuários e respondemos suas perguntas. Se fornecermos valor real e uma boa experiência do usuário aos nossos leitores, o Google irá recompensá-lo. SEO é apenas uma parte disso! Mas é uma parte importante.
Então, como escrevemos conteúdo de alta qualidade?
Obviamente, essa tarefa de SEO também é baseada na pesquisa correta de palavras- chave.
1. Considere a intenção de pesquisa e o formato do conteúdo
O que é intenção de pesquisa (intenção de pesquisa ou intenção do usuário)? Essencialmente, ele mostra o motivo por trás de uma pesquisa específica.
Mas mostramos dois exemplos que facilitam o entendimento do que esse termo significa e o que ele tem a ver com a redação do texto.
Primeiro exemplo: procure por parquet laminado .
Qual conteúdo o Google joga nos primeiros lugares orgânicos?
A intenção de pesquisa é definida para a palavra-chave “parquet laminado”.
Quase sem exceção, as páginas da categoria da loja virtual estarão no top 10.
E isso não é por acaso. Os motores de busca têm um banco de dados enorme. Eles observam o comportamento dos usuários e, com base nisso, vêem exatamente que:
“quem digitou o termo parquet laminado no buscador está procurando o produto”.
É claro, aqui a intenção de pesquisa do usuário é preparar a compra.
Assim, ele deve mostrar páginas entre os resultados que o ajudem a encontrar o produto desejado (ou gama de produtos) o mais rápido possível.
Segundo exemplo: pesquisa de colocação de parquet laminado.
Que tipo de conteúdo o Google lança nos primeiros lugares orgânicos?
A definição da intenção de pesquisa é para o termo “instalação de parquet laminado”.
Não haverá mais páginas de categorias entre os resultados, mas materiais educativos. Tutoriais em vídeo e posts de blog DIY sobre como instalar piso laminado.
Veja como a intenção de pesquisa mudou? O Google também vê.
No segundo exemplo, o usuário pode já ter adquirido o produto. O objetivo da pesquisa é reunir informações e não preparar para a compra. Portanto, o Google deve adaptar os resultados a essa necessidade.
Ok, mas o que isso tem a ver com copywriting SEO?
Se você decifrar a intenção por trás da pesquisa, saberá que tipo e formato de texto escrever. Sobre qualquer assunto. De piso laminado a pod descartavel. Esta é uma lição muito simples, mas importante.
Continuando com o exemplo acima, se você também vende pisos laminados e deseja estar entre os 10 principais resultados para essa palavra-chave, então:
-Você não será capaz de vencer seus concorrentes com uma postagem no blog
-Em sua loja virtual, deve ter uma página de categoria dedicada que liste seus produtos pertencentes a essa categoria
-Você também precisará escrever um texto exclusivo nesta página de categoria
-Esta página deve ser incluída nos resultados da pesquisa
Se você quiser criar confiança em seus futuros clientes, é uma boa ideia escrever um blog como um especialista sobre como colocar um piso profissionalmente sem um profissional. Aqui, no entanto, você não pode obter uma boa posição com sua página de produto ou categoria. Nesse caso, você deve escrever textos mais longos e educativos que mostrem passo a passo como colocar o piso.
Saber que tipo de conteúdo escrever é uma grande vantagem. Um guia terá um tom completamente diferente de uma descrição de produto, por exemplo.
A propósito, a intenção de pesquisa geralmente é classificada nessas quatro categorias:
Queremos saber informações (Informativo)
Temos um objetivo de navegação (Navegação)
Investigação comercial
Queremos comprar um produto (Transacional)
Baseando-se nessas estratégias será mais fácil escrever um conteúdo de qualidade que posicione bem!