A importância do Instagram para os negócios
Depois do Facebook, o Instagram é uma plataforma social que pode influenciar a comunicação com o cliente e, consequentemente, aumentar as vendas. Além disso, o Instagram é atualmente o meio social que mais cresce, por isso vale a pena realizar intensas atividades de marketing lá.
Quem visita o Instagram?
O Instagram tem mais de 700 milhões de usuários que avaliam 3,5 bilhões de fotos todos os dias!
A maioria dos usuários do Instagram (aproximadamente 60%) são um público um pouco mais jovens do que no Facebook, principalmente mulheres de 18 a 25 anos.
Entre os jovens, 60 a 70% estão dispostos a comprar um produto de uma marca conhecida nas redes sociais e 67% dos consumidores acham as fotos mais convincentes do que as informações do produto ou mesmo as avaliações dos clientes.
Crie um conteúdo visualmente interessante
Fotos atraentes são a essência do Instagram, então você deve primeiro cuidar de belas imagens. Crie uma galeria exclusiva que pode ser visualizada na tela de um computador, smartphone ou tablet.
As duas principais razões pelas quais uma foto vale mais que 1.000 palavras são:
-o fato de que o cérebro humano processa objetos visuais 60.000 vezes mais rápido que texto;
-o adolescente médio lê apenas as primeiras 10 palavras do texto e depois faz outra coisa completamente diferente
# DICA 1. Ao contrário do Facebook, o Instagram não funciona para gráficos, então você deve criar conteúdos diferentes para esta plataforma.
# DICA 2. Publique regularmente, mas não mais que uma foto por dia. Isso será bom para o seu alcance. Publicações muito frequentes também podem não atrair usuários que as consideram SPAM .
As hashtags importam!
O Instagram não é apenas sobre imagens. Igualmente importantes são as hashtags (ou seja, palavras de tag precedidas por um sinal # , que são usadas para categorizar fotos nesta plataforma). Hashtags são o mecanismo básico para posicionar o conteúdo no site.
Elas funcionam como categorias em blogs ou sites, e permitem que você encontre tudo o que foi marcado com uma determinada hashtag (categoria). É por isso que a seleção deles em suas fotos não deve ser acidental. Vale a pena usar marcações adequadas ao assunto e bem diversificadas.
A descrição no Instagram não precisa ser longa, mas adicionar um local é útil para encontrar o local marcado.
# DICA 1. Não use o mesmo conjunto de hashtags repetidamente.
# DICA 2. Não esqueça de marcar o local, e não se limite à sede da sua empresa. Às vezes, um local mais amplo, como a cidade ou bairros erá melhor.
Não se esqueça dos stories
Por muito tempo, o Instagram introduziu a opção de adicionar stories, ou seja, histórias que são visíveis apenas por 24 horas. Elas são muito populares, e esse recurso já é usado por mais de 70% dos usuários.
Grande parte deles é gerado pelas contas das empresas. Com os stories, você pode informar sobre promoções ou ofertas especiais. Relatórios sobre eventos em sua empresa também são bem-vindos: viagens ou vida cotidiana no escritório. Ao compartilhar essas informações, você constrói confiança e afeto em seu cliente em potencial.
# DICA 1. Publique histórias regularmente, mesmo várias vezes ao dia.
# DICA 2. Experimente comprar visualizações nos stories do instagram
Omnicanal é o que importa
Se você tem uma conta não apenas no Instagram, informe seus fãs sobre isso de tempos em tempos. Publique uma postagem na qual você incentive a seguir seu perfil no Facebook, Linkedin ou Pinterest. Cole o link do vídeo no YouTube. É importante que seus seguidores saibam em quais redes sociais você se encontra, e crie conteúdo diferente para cada uma delas!