Como criar um e-commerce otimizado para SEO

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A otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) oferece o melhor ROI de qualquer esforço de marketing de comércio eletrônico. No entanto, muitas vezes, o desenvolvimento de e-commerce não é feito com os mecanismos de pesquisa em mente. 

Como resultado, eles dependem de mídia social ou publicidade patrocinada; ambos são excelentes, mas exigem um fluxo constante de dinheiro e esforços para continuar.

Não há custo recorrente depois de chegar ao topo da página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) quando se trata de SEO.

O conteúdo de SEO de comércio eletrônico bem escrito para o seu site é necessário se você estiver vendendo produtos no varejo e quiser alcançar o público mais amplo possível. Porém, existem muitas outras questões que envolvem uma boa otimização para mecanismos de pesquisa. 

Quanto mais otimizado for o seu site de comércio eletrônico para os mecanismos de busca como o Google, mais tráfego você receberá. Continue a leitura e confira algumas dicas importantes sobre como criar um e-commerce otimizado para SEO! 

Dicas para criar e-commerce otimizado para SEO

Os proprietários de empresas de comércio eletrônico precisam trabalhar mais para convencer os clientes de que seu produto é uma boa opção, pois não têm a oportunidade de tocar e sentir os produtos antes de fazer uma compra online.

Além disso, precisam se dedicar para que as páginas sobre os produtos sejam facilmente encontradas na internet. Para isso, precisam focar na otimização SEO, que é composta por diversas técnicas. 

A seguir, está uma lista que preparamos algumas das principais dicas para criar um e-commerce otimizado para mecanismos de pesquisa.

1. Faça uma pesquisa de palavras-chave 

Você pode otimizar seu site de comércio eletrônico de várias maneiras e nem todas são apropriadas para cada site ou produto. Todo varejista online deve seguir algumas regras básicas, e uma delas é fazer uma pesquisa de palavras-chave adequada.

Seus clientes de comércio eletrônico usam palavras-chave para buscar produtos relevantes enquanto usam um mecanismo de pesquisa. 

Portanto, você precisará das palavras-chave certas para colocar seus produtos na frente de potenciais compradores. Para aparecer em resultados de pesquisa relevantes, você deve escolher as palavras corretas para suas páginas de produtos.

Comece navegando em suas categorias de produtos para ver se existem outras palavras-chave que você pode usar. Você pode adquirir uma lista de palavras para utilizar em suas páginas de produtos a partir desta pesquisa.

2. Crie conteúdo relevante

O plano de marketing de conteúdo para e-commerce deve começar assim que você escolher a palavra-chave principal e algumas palavras-chave associadas. 

O conteúdo é uma ferramenta poderosa para aumentar a visibilidade do seu site nos resultados dos mecanismos de pesquisa e atrair clientes mais segmentados.

Você precisa gerar ideias para tópicos antes de começar a desenvolver conteúdo. Mantenha seu conteúdo focado em tópicos relevantes para o seu setor e você verá um aumento no número de visitantes. Como resultado, você saberá melhor quais palavras-chave seu conteúdo deve incluir.

Para fornecer conteúdo atraente de SEO para comércio eletrônico, inclua suas palavras-chave de destino em toda a sua página para que seus espectadores saibam o que estão procurando. Evite aglomerar suas palavras-chave se quiser que elas pareçam genuínas.

3. Escreva meta descrições atraentes

Você receberá uma breve descrição de sua página abaixo das tags de título nos resultados de pesquisa. Em uma descrição de 160 caracteres, eles oferecem uma ideia do que os clientes podem esperar descobrir em seu site.

As meta descrições desempenham uma função crucial no fornecimento de informações sobre o seu site. Com meta descrições atraentes, você verá um aumento nas vendas.

A descrição do seu produto ou serviço deve conter palavras-chave relevantes para seu público. Incluir palavras-chave relevantes no conteúdo do seu site pode ajudar o Google e os pesquisadores a verem que sua página é relevante.

4. Produza tags de título atraentes

O SEO para sites de comércio eletrônico depende muito das tags de título, pois, além das palavras-chave, o Google examina as tags de título para estabelecer o contexto da página. Eles têm um impacto direto nos resultados de pesquisa do Google. 

As primeiras impressões são feitas por tags de título, que aparecem na parte superior dos resultados da pesquisa.

As tags de título para cada página do seu site devem ser redigidas em alguns minutos. Se você quiser que os clientes cliquem no seu resultado, precisará de um título atraente.

No entanto, a coisa mais importante a lembrar é iniciar sua tag de título com sua palavra-chave principal. As primeiras palavras do seu título geralmente são tudo o que os pesquisadores lêem, por isso é fundamental que você chame a atenção deles imediatamente.

5. Melhore a velocidade de carregamento das páginas

Os consumidores de hoje não estão prontos para esperar o carregamento de um site, então a velocidade da página é um fator de classificação. Sua taxa de conversão pode subir até 7% se seu site carregar em apenas um segundo mais rápido.

Além disso, sites que carregam em menos de cinco segundos têm uma sessão de usuário 70% mais longa e uma taxa de rejeição 35% menor. Portanto, sites de comércio eletrônico lentos podem perder clientes.

Você pode usar a ferramenta PageSpeed ​​Insights do Google para ver a rapidez com que seu site carrega. Além de reduzir o tamanho das fotos, aqui estão mais algumas otimizações que você pode fazer no seu site:

  • Reduzir o tamanho de grandes arquivos JavaScript, CSS e HTML;
  • Certificar-se de que as configurações do seu servidor estão corretas;
  • Hospedar vídeos em plataformas de terceiros, como YouTube, etc.;
  • Certificar-se de que as configurações do seu servidor estão corretas;
  • Configurar o cache em seu navegador para acelerar o tempo de carregamento da página;
  • Eliminar etapas de redirecionamento.

Conclusão

A otimização SEO é essencial para qualquer tipo de negócio que queira obter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa de mecanismos de busca, como o Google. 

Quando se trata de e-commerce, a atenção ao SEO deve ser redobrada. Afinal, pode ser que o seu site tenha diversas páginas de produtos ou serviços, e todas elas precisam ser otimizadas. Não se esqueça é que é possível comprar backlinks que dará um impulso maior ainda para o seu negócio.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que ele te ajude a colocar as páginas do seu comércio eletrônico no topo dos resultados em mecanismos de pesquisa!