SEM x SEO o que é, quais são suas diferenças e como aderir no mercado digital

O marketing digital evoluiu muito e popularizou vários componentes e estratégias altamente eficazes. Neste texto, vamos focar em dois tipos de ferramentas: SEM x SEO.

As duas estratégias são canais de marketing distintos, utilizados para atingir o público-alvo a partir de um motor de busca, como o Google ou o Bing.

Neste artigo vamos discutir o que são SEM e SEO, quais são as diferenças e como eles devem ser usados no plano de marketing.

O que é SEO?

SEO é a otimização de conteúdos, páginas e sites em geral para um melhor desempenho nos buscadores, em prol dos interesses e problemas dos usuários.

O SEO é importante porque permite gerar tráfego orgânico ao aparecer nos primeiros resultados de busca sobre qualquer empresa, seja de alimentos, educação ou até de administração de condomínios.

Em geral, se o conteúdo estiver bem otimizado para as necessidades do usuário, ele aparecerá no topo dos resultados da pesquisa e, assim, obterá mais cliques e tráfego.

O SEO se divide em quatro pilares:

  • SEO técnico;
  • SEO on page;
  • SEO off page;
  • Conteúdo.

Abaixo, explicamos do que se trata cada um desses componentes, acompanhe.

  1. SEO técnico

Concentra-se em melhorar a estrutura técnica de um site de peças para máquina de lavar e encontrar maneiras de otimizar a velocidade do site, compatibilidade com dispositivos móveis, escaneabilidade e outros pontos.

  1. SEO on page

Tem a ver com elementos de otimização na própria página e que ajudam os mecanismos de busca a indexar o conteúdo e se relacionam diretamente com o SEO técnico.

Entre os fatores que impactam nessa otimização estão os títulos e subtítulos, meta descrição, tags em imagens.

  1. SEO off page

Pode ser definido como construção de autoridade, que inclui link building e outras táticas.

Essa autoridade geralmente vem de esforços de criação de links, relações públicas, parcerias e outras táticas semelhantes. Uma técnica usada aqui também pode se relacionar com os conteúdos, que seria o guest post.

  1. Conteúdo

O conteúdo é um dos principais fatores de classificação do Google. Sem um conteúdo relevante de acordo com a intenção do usuário, será difícil ranquear o blog sobre sistema Protheus na primeira página.

Ter um blog é essencial para gerar informações sobre o seu negócio e desenvolver uma forte estratégia de conteúdo.

O que é SEM?

O Search Engine Marketing (SEM), ou marketing de mecanismos de busca, é uma estratégia que usa táticas pagas para ganhar visibilidade nos mecanismos. Também é conhecido como PPC (pay per click).

Em vez de usar estratégias que ajudam os sites a classificar organicamente, o SEM usa plataformas de publicidade paga, como Google Ads e Bing Ads, junto aos formatos de anúncio disponíveis para atingir o público-alvo.

Assim, envolve desde configurar e otimizar anúncios até gerenciar sua conta para aumentar conversões e lucros da empresa terceirizada de limpeza

Cabe ressaltar, contudo, que as boas práticas dentro do site também favorecem os resultados no SEM.

SEM x SEO: qual é a diferença?

Apesar do SEO ser incluído entre as táticas de SEM, existem diferenças decisivas entre os dois conceitos.

Para deixá-las bem claras, leia os tópicos a seguir.

Identificação

Você sempre pode distinguir anúncios pagos nas páginas de resultados pelo ícone “Anúncio”. 

Afinal, os resultados orgânicos não têm isso, o que significa que os resultados orgânicos e os resultados pagos são diferentes.

Os anúncios pagos oferecem extensões que permitem aprimorá-los com links para sites, legendas, números de contato e muito mais.

Dito isso, é importante lembrar que os resultados orgânicos podem aparecer no campo rich snippets. Com as extensões de anúncio, no entanto, você tem mais controle sobre como e quando elas são exibidas.

Forma de pagamento

No caso do SEM, o anunciante paga cada vez que um usuário clica no anúncio (custo por clique), ou por mil impressões, dependendo do tipo de campanha que criou.

No entanto, os cliques nos resultados orgânicos, obtidos através de seus esforços de SEO, são gratuitos.

Resultados

Você pode ter resultados imediatos com apenas alguns cliques ao lançar uma campanha de SEM. Seus anúncios serão exibidos imediatamente nos resultados de pesquisa (desde que sejam aprovados e seus lances sejam altos o suficiente).

Por outro lado, o SEO pode levar tempo para mostrar resultados, a menos que você não tenha concorrentes, o que é raro.

Duração

Outro ponto importante sobre a otimização de sites é que com SEO os resultados tendem a melhorar com o tempo e o ROI é cumulativo.

Sua estratégia evoluirá ao longo do tempo, deixando resultados duradouros para os fabricantes de filme stretch.

Ao investir em SEM, as coisas são diferentes. Assim que você desativar os anúncios, sua visibilidade pode terminar, mantendo só usuários que foram cativados.

Testes e ajustes

O uso de publicidade paga requer testes. O texto do anúncio deve ser modificado, você pode encontrar novos produtos para o seu anúncio e precisar alterar o conteúdo da landing page.

Com os dados disponíveis, tudo isso pode ser feito rapidamente, com alterações válidas e resultados retornando rapidamente.

Não é possível aplicar testes semelhantes em campanhas de SEO, mesmo que também seja necessário testar a otimização de postagens sobre selante para radiador.

Como adotar SEO e SEM?

Já demos algumas orientações sobre como aplicar estratégias de SEO e SEM, como o uso de links patrocinados e blogs corporativos.

Para maior clareza, é pertinente saber mais sobre esses métodos, incluindo algumas dicas para aplicá-los corretamente e, com sucesso, em sua loja virtual ou em outros setores.

Técnicas de SEO

Como são muitos os fatores que influenciam o posicionamento de um negócio, as técnicas de SEO podem ser implementadas de diferentes formas, dependendo das necessidades de cada negócio.

Ainda assim, alguns aspectos se destacam quando se trata de elementos on page e off page.

Para o primeiro grupo, é importante destacar a utilização de palavras-chave correspondentes aos termos utilizados pelos usuários quando procuram o que pretendem na rede.

Existem estudos para identificar as palavras-chave mais relevantes para o conteúdo de EPS isopor, por exemplo.

É necessário alinhá-las com ferramentas de qualidade que coloquem o leitor em primeiro lugar.

Além dessas dicas, é válido que os termos sejam utilizados da forma mais natural possível, estando presentes no topo do documento, para que os algoritmos dos buscadores detectem a relação com o tema.

No que diz respeito ao SEO off page, as estratégias de inclusão de links distinguem-se principalmente pelo seu potencial para reforçar a relevância de uma empresa em relação aos motores de busca e audiência.

O link building se destaca neste caso porque, em suma, links de outros sites que levam para o seu negócio contribuem para a autoridade dele. 

Afinal, neste caso, o Google entende que outros sites reconhecem a página como uma autoridade, trocando audiências e favorecendo a avaliação dos buscadores.

Por esse motivo, é importante que sejam links de outros sites e plataformas relevantes, que tratem de temas compatíveis com o domínio especializado em solo grampeado, agregando valor ao link e ao usuário.

Lembre-se que menções e compartilhamentos são fundamentais para a construção de engajamento e visibilidade da empresa.

Táticas de SEM

Uma das principais formas de aplicar o SEM em sua estratégia de marketing digital, além do SEO, é por meio de links patrocinados.

Por exemplo, uma marca que trabalha com comunicação visual, como logotipos, caixas de embalagens e outros, pode alavancar alguns recursos específicos para segmentação, assim o investimento será mais assertivo

Em qualquer tipo de negócio, a compreensão de quem é o público é fundamental – neste caso não é diferente.

Os conceitos de buyer persona e público-alvo devem ser cuidadosamente estudados para se chegar a uma definição clara.

O primeiro conceito diz respeito à percepção do cliente ideal, então informações como ambição, dor e consumo de conteúdo são reunidas para definir um perfil semi-ficcional e que agregue valor a criação de conteúdos e campanhas.

Com esse perfil determinado, uma grande vantagem é que o valor do lance inicial não precisa ser alto. 

A empresa que é nova no ramo e quer investir um valor relativamente pequeno em publicidade pode fazer isso para entender melhor a audiência e iniar a jornada com os anúncios, que agregam dados que melhoram as próximas ações. 

Além disso, por compreender quem é o público, é possível ter investimentos mais diversos, mas segmentados, o que traz retornos interessantes. Assim, é preciso se familiarizar com o SEM.

Com base na análise de desempenho das campanhas, oportunidades de investimento novas podem ser identificadas.

Esta é uma vantagem não só para novas empresas, mas também para indústrias que queiram testar as alternativas mais eficazes.

Por esse motivo, em qualquer estratégia adotada, é de extrema importância que profissionais qualificados acompanhem continuamente o desempenho, para garantir os ajustes necessários e resultados positivos.

Afinal, conforme apresentado ao longo do texto, ambos possuem grandes capacidades para diferentes setores, ressaltando a visibilidade que podem alcançar com o comércio online e, assim, um aumento neste mercado competitivo.

Considerações finais

Normalmente, SEO e SEM são considerados canais completamente diferentes, criando a sensação que não podem ser usados ​​juntos. Ou, então, são considerados exatamente iguais.

É importante que você entenda o propósito de cada uma dessas técnicas como parte de uma estratégia de marketing maior.

Saber o que são realmente e como usar os dois juntos é de suma importância para impulsionar o sucesso e obter uma vantagem competitiva real.

Aproveite as dicas de aplicação para usá-las no seu plano de marketing digital hoje mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *