Como criar engajamento no seu Instagram
Você se preocupa com o engajamento em seu Instagram? Pois saiba que não está sozinho nessa, pois cada vez mais pessoas estão utilizando essa rede social para fins lucrativos, ou mesmo, empresas esperam fazer de suas páginas um sucesso.
Nesse sentido, resolvemos mostrar aqui como criar engajamento nessa rede social, pertencente ao Facebook.
Primeiramente vale saber que o engajamento é bem mais importante do que o número de likes nas postagens, na verdade, é ele que vai ditar se uma página está fazendo sucesso ou não.
Mas, afinal, o que é engajamento?
Então, muito se fala, ultimamente, em engajamento, principalmente, na verdade, essa expressão está relacionada à comunicação e marketing, e significa, basicamente, o interesse e envolvimento dos seguidores com o seu conteúdo, no caso aqui, no Instagram, mas poderia ser no seu blog ou outras redes sociais.
Enfim, são as interações dos usuários com sua página.
Para que haja o engajamento, portanto, é fundamental estar ativo e em constante interação com o seu público.
Por isso, as interações são mais importantes que os likes, que podem ser dados sem que o usuário, ao menos, tenha prestado atenção ao conteúdo.
Já, as interações indicam que os assuntos abordados são interessantes para aquele público que, comenta, compartilha, e por isso, os algoritmos da rede tendem a impulsionar esse tipo de postagem onde há interações, para que mais gente a veja, entendendo se tratar de um assunto interessante.
Vale lembrar que as publicações no feed do Instagram não são exibidas por ordem cronológica, mas sim, por relevância.
Quanto mais um determinado seguidor interagir com uma página, mais conteúdo da mesma aparecerá em seu feed.
Ou seja, quanto mais interações, mais a página crescerá e aparecerá.
Quer que sua página tenha um bom engajamento, mas não sabe nem por onde começar? Então, confira nossas dicas!
1. Aproveite ao máximo os recursos do Instagram
Stories, enquetes, caixa de perguntas, testes, promover a página… muitas são as ferramentas disponibilizadas pela própria rede social, é preciso saber usá-las a seu favor, estimulando a interação entre os usuários. Tire proveito do Stories, adote o IGTV e o Reels, as pessoas tendem a clicar e, se a postagem for interessante, com certeza, isso criará engajamento. Sem falar que o Instagram adora usuários que utilizam suas ferramentas… 😉
2. Publique no melhor horário
Se sua conta for comercial, poderá acessar as métricas oferecidas pelo Instagram, que são ótimas para avaliar nosso sucesso na rede, basta ir na aba “Informações”, como dados relacionados à interação do público. Dentre os dados mostrados, poderá ter acesso aos horários que os seus seguidores costumam ficar mais tempo online. Então, tire proveito dessas informações e comece a publicar nesses horários, com certeza, terá muito mais chances do conteúdo ser visto e, claro, obter mais engajamento.
3. Poste com frequência
Nada de bancar o turista na rede social, é preciso postar todos os dias, mas, claro, conteúdos relevantes, justamente, para ser visto por seus seguidores, e ainda passar ao Instagram a ideia de que você tem o objetivo de contribuir com a produção de conteúdos da rede.
4. Use hashtags
Não precisa ser um expert em comunicação e marketing para saber que as hashtags são muito importantes, principalmente, no Instagram, através de uma determinada hashtag você pode ser encontrado. E isso porque ela é uma ferramenta de busca, então, usar uma determinada tag em um post ajuda para que ele apareça nas pesquisas de outros usuários.
Vale lembrar que essa estratégia vale apenas para perfis comerciais ou desbloqueados.
5. Interaja com seus seguidores
Jamais deixe um usuário sem resposta, mesmo até que o comentário não tenha sido muito simpático, deixar de responder, ou pior ainda, apagar um comentário, pode desencadear uma série de aborrecimentos.
No mais, responda sempre os comentários nas postagens, principalmente, logo nos primeiros minutos, isso ajuda a melhorar o engajamento orgânico do Instagram.
E mais, fique sempre de olho nas mensagens enviadas via Direct, com isso estará contribuindo para que seu perfil se mantenha sempre ativo.
6. Publique conteúdo interessante
Se pretende engajar, com certeza, vai ter que fazer melhor do que, simplesmente, ficar postando fotos bonitas. O público costuma interagir muito mais se o conteúdo for útil de alguma forma. Por isso, é importante oferecer algo interessante e que estimule a interação. Lembre-se que o objetivo é que eles interajam, marquem os amigos ou reposte a publicação.
7. Invista em lives e chame os seguidores para participações surpresa
Ok, muitos seguidores não gostam de aparecer, outros, no entanto, dariam o dedo mindinho por seus 15 minutos de fama. Por isso, use o recurso da live, e experimente chamar um seguidor de surpresa para participar, o que pode ser bem divertido e ainda servir para aproximar os seguidores.
8. Reposte seus conteúdos que tiveram um grande alcance
Sabe aquela postagem sua que fez o maior sucesso, há mais ou menos dois ou três meses? Então, que tal reposta-la? Argumentos não faltam, pode dizer que é para quem ainda não tinha visto, ou mesmo, aproveitar um tbt qualquer.
E é isso, agora é aproveitar essas dicas, criar engajamento em seu instagram e fazer muito sucesso!