10 Erros de escrita que você comete sem saber
Você deseja para com aqueles erros bobos em português que podem ter sérios efeitos na construção de um texto, incluindo fazer com que os leitores ignorem completamente o seu texto?
Sem mais delongas, aqui vamos abordar 10 erros dentro da escrita que a grande maioria das pessoas comete sem ter a menor ideia, porém pode facilmente evitar depois de ler este artigo.
Erro 1: Escrevendo sem uma estrutura definida
Sabe aquele momento que se abre o editor de texto e vê o cursor piscando e pensar: agora vou escrever 2000 palavras de uma só vez?
Na vida de bons redatores isso raramente acontece, graças a experiências conquistadas através de anos de trabalhos e de todos os Cursos e palestras já feitas.
Com a falta de experiência pode acontecer com que você fique um bom tempo pensando sobre o que escrever. E com uma boa estrutura de texto previamente definida você saberá todos os tópicos que você poderá escrever .
É o erro de digitação nº 1 nesta lista porque impede você de fazer a coisa mais importante: escrever.
A falta de estrutura cria bloqueios criativos. Você está preso porque não sabe o que deseja escrever ou como dividir seu texto.
Além disso, cria confusão porque é muito difícil seguir uma linha de raciocínio lógico ao longo do texto sem um bom planejamento prévio.
Você obterá um texto longo, não clareza. Os leitores odeiam esse tipo de erro de digitação quando se deparam com ele, mesmo que não consigam descobrir o que está causando a confusão.
Quem não lida com a escrita todos os dias não se lembra das regras. É escrito rápido, apesar das pessoas darem mais opiniões nas mídias sociais. Você não tem muito tempo para pensar sobre como escrever.
Existem “erros comuns”, mas os Cursos apontam que também há problemas que aumentam ou diminuem a cada ano. Por exemplo, em 2017, a questão de quando usar “há” e “a” nas aplicações surgiu com mais frequência do que no ano anterior.
Agora alcançamos um público menos escolarizado que não só quer aprender uma língua estrangeira, mas também tem problemas com o português. E, temos recebido muito feedback através do aplicativo de pessoas que estão aprendendo português enquanto aprendem outra língua.
Além da falta de planejamento há diversos outros erros muito comuns cometidos por falantes de português. Continue conosco.
Erro 2: “Entre eu e você”
Segundo os especialistas, o correto é usar “entre mim e você”. Depois de uma preposição, use “mim” ou “ti”.
Por exemplo: Não há segredos entre mim e você.
Erro 3: “Mal” ou “Mal”
Podemos definir que o “mau” é o oposto de “bom” e “mal” é o oposto de “bem”. Não tem certeza de qual usar? Especialistas recomendam substituir advérbios por antônimos em frases para ver qual faz mais sentido.
Erro 4: “Há ou “a”
“Há” do verbo haver significa passado e pode ser substituído por “faz”.
Por exemplo: Nós nos conhecemos faz dez anos; nós nos conhecemos há dez anos.
Mas “a” refere-se a uma distância ou a um futuro momento.
Por exemplo: a escola mais próxima fica a 15 km.
Erro 5: “Há muitos anos” ou “muitos anos atrás”
É redundante usar “Há” e “atrás” na mesma frase porque ambos significam o passado. O correto é sempre usar somente um.
Por exemplo: vivemos dentro dessa casa há muito tempo; essa relação começou há muito tempo.
Sim, isso significa que a música de Raul Seixas que diz: “eu nasci há dez mil anos atrás” está incorreta.
Erro 6: “Tem” ou “Têm”
Tanto “tem” quanto “têm” são verbos que devem ser empregados em diferentes momentos. O primeiro é singular e o segundo é plural.
Por exemplo: Você tem medo da polícia; eles têm medo da polícia.
Erro 7: “Para mim” ou “Para eu”
Ambos estão certos, porém se você continuar uma frase com um verso, você deverá usar “para eu”.
Erro 8: “Impresso” ou “imprimido”
As regras são simples: para os verbos “ser” e “estar”, use sempre o “impresso”.
Mas para os verbos “ter” e “haver” você deve usar o “imprimido”.
Erro 9: Vir”, “Ver” e “Vier”
A conjugação desses verbos causa grande confusão em certas situações, como no futuro do subjuntivo. Por exemplo, “quando você o vir” está correto, e não “quando você o ver”.
Já para o caso do verbo “ir”, a conjugação correta para este tempo é “quando eu vier”, não “quando eu vir”.
Erro 10: Mais ou mas
Mais ou mas é um problema muito comum que muitas pessoas insistem em cometer quando vão escrever.
Erro: Eu quero acordar cedo, mais vou dormir tarde todos os dias.
Correto: Eu quero acordar cedo, mas vou dormir tarde todos os dias.
Explicação: mas, sem o i, é uma palavra usada como sendo uma conjunção antônima, e tem o mesmo valor de todavia, porém e no entanto. Transmite uma ideia de oposição ou restrição, como no exemplo acima.
Mais, junto com i, é usado principalmente como advérbio de intensidade, ele tem o objetivo de transmitir uma condição de quantidade ou intensidade, transmitindo os conceitos de adição. Tem o significado oposto de menos.